quarta-feira, 13 de maio de 2009

Codesal tranquiliza moradores da Rua de Deus em Paripe

Apreensivos com o clima de terror que se instalou na Rua de Deus, em Paripe, depois que 50 casas desabaram e outras 150 foram condenadas pela Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal), os moradores afirmam serem vítimas, ainda, de informações desencontradas por parte do órgão municipal. Três dias depois de orientar as pessoas a abandonar todos os imóveis do quarteirão, técnicos voltaram ao local, ontem pela manhã e afirmaram que apenas parte da região estaria ameaçada.

"Os maiores riscos estão na região a partir do terreiro de candomblé, antes deste imóvel não há nenhum indício que comprove o perigo", diz Marco Túlio Miranda de Oliveira, coordenador de área de risco geológico da Codesal, tentando acalmar os moradores em pânico com os últimos acontecimentos.

Especialista em questões relacionadas ao solo, ele não descartou que a tragédia possa ter sido acelerada pela posição de uma torre de celular, apontada pela comunidade como a maior razão para os desabamentos. "Isso poderia acontecer de qualquer maneira, pois este solo, de massapé, é um material propício a deslizamentos", garantiu.

Diante da afirmação não faltaram questionamentos. "Se vocês da Codesal tinham consciência que se tratava de uma região arriscada a este tipo de ocorrência, então porque deixaram que as pessoas construíssem tantas casas?", indagou a dona-de-casa Ivonildes de Jesus Ribeiro Silva, 38 anos.

No intuito de esclarecer, sem muito sucesso, Oliveira disse que o local não apresentava riscos, apenas, requeria maior rigor para habitação.

"Qualquer coisa que se diga, a respeito das causas deste incidente, é apenas suposição, pois estamos estudando o problema, pode ter sido algum vazamento", diz, apontando mais uma possibilidade.
FONTE: TRIBUNA

Um comentário:

Nelson Fontes disse...

Parabéns, André Araújo, pelo excelente espaço.
Um grande abraço em nome de toda a família do Suburbionews.

Nelson Fontes