quarta-feira, 27 de maio de 2009

SOCORRO, MEU DEUS... Dois morrem por dia em postos de saúde na capital baiana

Gustavo Eduardo Ramos é a mais recente vítima da falta de atendimento na rede pública de saúde de Salvador. Aos 44 anos, morreu na madrugada de terça-feira (25) no 6º Centro Municipal de Saúde, em Tancredo Neves.

O que pode parecer exceção na verdade vem se tornando regra. A morte de Gustavo contribui para engrossar uma estatística sombria. Em apenas quatro meses, 247 pacientes morreram - uma média de dois por dia - nos postos de saúde municipais, de acordo com as informações da Coordenação de Emergências e Urgências da Secretaria Municipal de Saúde.

Desde a última quarta-feira, Gustavo ocupava a sala de sutura da unidade, com uma lesão no pé esquerdo, em função do diabetes. O quadro foi agravado pelo estágio avançado de tuberculose.

A simples respiração de Gustavo e os escarros decorrentes da tuberculose também colocavam em risco a população. Sem isolamento adequado, ele foi 'internado' na sala reservada à aplicação de curativos, obrigando enfermeiros e médicos a utilizarem máscaras e comprometendo o atendimento à população.

'Somente na quinta-feira, deixamos de atender pelo menos 100 pessoas', calcula o gerente do posto, Raimundo Leal. Gustavo já era paciente do 6º centro há meses, onde começou e interrompeu o tratamento de tuberculose diversas vezes, o que contribuiu para torná-lo multirresistente à medicação, agravando seu quadro.

Morador de rua, já não contava com a assistência da irmã, Maria das Graças, devido ao alcoolismo que impedia o convívio familiar. 'Tenho criança pequena em casa, ficava com medo da minha neta ter contato com as secreções dele', diz ela, que tentou atendimento no hospital de referência, Octávio Mangabeira, mas não teve sucesso.
A morte de Gustavo, ironicamente, traz um alívio momentâneo à administração do 6ºcentro. O posto é hoje o único dentre as nove unidades de pronto-atendimento do município que não espera por vaga na Central de Regulação do Estado, responsável pelas internações.

Nos outros oito postos, 105 pacientes esperam por um leito. As internações de improviso não fazem parte da rotina apenas do posto de Tancredo Neves. No16º centro de saúde, no Pau Miúdo, a situação é ainda mais drástica. “Só na semana passada tivemos uma morte por dia”, conta a chefe da enfermagem Andréia Kuss, que tem 26 pacientes à espera de vagas nos hospitais.

Segundo Ricardo Gouveia, da Central de Regulação, existem mais de 700 solicitações de internação no estado, e a demanda desordenada de doentes do interior dificulta o gerenciamento dos leitos.
FONTE: CORREIO

'Plataforma de Talentos' realiza mostra cultural no subúrbio

O projeto 'Plataforma de Talentos' realiza mostra cultural de grupos das comunidades do subúrbio de Salvador nesta quarta-feira (27), das 14h às 18h, no Centro Cultural de Plataforma, com entrada gratuita.

Em sua segunda edição, o projeto que visa catalogar a produção cultural do subúrbio contará com apresentações dos grupos Dùdú Odara (teatro negro), Break Zas Crew (dança de rua), Geração K (teatro), entre outros.

Como forma de estimular os participantes, a cada mês uma comissão de técnicos e artistas atuantes no cenário baiano estará disponível para dar dicas de como aprimorar o trabalho apresentado.

Nos primeiros encontros, serão avaliadas as atrações que irão integrar o 3º Festival de Arte Caldeirão Cultural, a ser realizado de 7 a 21 de junho.
FONTE: CORREIO

Escolas da rede municipal não vão funcionar a partir desta quarta

Cerca de 180 mil alunos de 417 escolas municipais de Salvador vão ficar sem aulas a partir desta quarta-feira (27), garantiu a diretora da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB), Elza Melo

Em reunião com a Secretaria de Educação (Smec), na tarde desta terça-feira (25), os professores resolveram manter a decisão de paralisar as atividades nos próximos três dias. Dessa forma, os estudantes ficaram fora das salas de aulas até, pelo menos, a próxima sexta-feira (29).

Os professores pedem reajuste salarial de 9,01%, a criação de um plano de saúde para a categoria e realização de novo concurso público. 'Na reunião que tivemos hoje à tarde com a Smec não houve avanço. Dos 34 pontos reivindicados, apenas dez estão em processo de negociação', explicou Elza Melo.

Segundo a Smec, a paralisação de 72 horas não vai prejudicar os alunos já que os dias de aula serão repostos. A Secretaria informou ainda que, por enquanto, não haverá corte no ponto dos professores que aderirem à paralisação e que o processo de realização de concurso está em andamento desde o ano passado. A promessa é de que o edital saia até o final deste ano.

Na manhã desta quarta, os professores vão discutir as propostas com a subchefia da Casa Civil e com o subsecretário de Educação, Elieser Cruz. Às 14h, está marcada uma manifestação em frente à Secretaria de Educação. Na sexta-feira, os professores participam de uma assembleia, quando será definida se será decretada greve a partir de segunda (1º).
FONTE: CORREIO

quinta-feira, 21 de maio de 2009

PARIPE: Falta de auxílio frusta os 130 desabrigados da Rua de Deus

Sem o auxílio moradia da prefeitura e governo, os cerca de 130 desabrigados das chuvas da Rua de Deus, em Paripe, se viram como podem para conseguir um teto num local em que a especulação imobiliária inflacionou o valor dos aluguéis, como denunciou na terça-feira (19) o CORREIO.

Aluguéis de R$ 180, em média, passaram a custar R$ 300. Cansados de esperar pelas autoridades, a maioria tira do próprio bolso para não ficar na rua ou na casa de parentes.

O operador de produções e evangélico Paulo Herique Ferreira da Silva contou com a solidariedade. Após a reportagem do CORREIO, Paulo Henrique, que ficou abrigado numa igreja, sequer precisou dar entrada. “A proprietária confiou. Disse a ela que o dinheiro do governo vai sair. Não é todo mundo que quer se aproveitar da desgraça dos outros”.

Exceção. Os que não conseguem convencer os proprietários sofrem com a alta dos aluguéis e a falta da verba governamental. Somente cerca de 30 desabrigados conseguiram teto definitivo. “Tirei de onde não tinha e paguei caro por uma casa que não valia o preço”, diz a dona de casa Fernanda Reis.
Tanto a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) alegam falta de documentação dos moradores para liberar verba.
A Conder, que cadastrou 42 famílias, exige o contrato de aluguel antes de liberar o dinheiro. “Esse é o procedimento, já que não liberamos verba emergencial”, diz a presidente do órgão, Maria Del Carmen. A Setad informou que o cadastramento das famílias está em fase de finalização.
FONTE: CORREIO

Moradores da Rua de Deus sofrem com o aumento dos aluguéis

Moradores da Rua de Deus sofrem com o aumento dos aluguéis

A rua é de Deus, mas as leis que prevalecem são as do mercado. Especificamente do mercado imobiliário. Não bastasse o sofrimento em ter as suas casas derrubadas pela enxurrada, os moradores da localidade que mais padeceu com as chuvas em Salvador até aqui, a Rua de Deus, em Paripe, agora têm que conviver com uma "infernal" especulação dos preços dos aluguéis na região.

A tragédia ocorrida há pouco mais de uma semana aumentou a procura por um teto e fez com que os valores dos imóveis inflacionassem. O aluguel de casas que antes custava R$ 180, em média, hoje chega a R$ 300, um aumento de mais de 65%.

Com os altos preços e sem o "auxílio-moradia" prometido pelas autoridades, 100 das 130 famílias desabrigadas continuam sem ter onde morar. Não há santo que empurre para baixo os preços dos aluguéis.

Desse jeito, além de rezar bastante, os desabrigados têm preferido utilizar casas de familiares, vizinhos, instituições não-governamentais e abrigos da prefeitura.

Para quem perdeu quase tudo, a especulação é um sacrilégio. "Isso é o que eu chamo de se aproveitar da desgraça alheia. Os corações dessas pessoas foram tocados por alguma força maligna", diz o operador de produção e evangélico fervoroso Paulo Henrique Ferreira.

Há oito dias, o ex-morador da Rua de Deus tem como teto a própria casa do criador: improvisou morada no terraço de uma igreja pentecostal. Levou para o templo tudo o que salvou no meio dos escombros. Beliche, armário, móveis da cozinha e fogão.

"Prefiro ficar aqui a pagar os olhos da cara de aluguel. E ainda estou protegido pelo Espírito Santo", diz, à espera do dinheiro da prefeitura. O próprio titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), Antônio Brito, se diz surpreso com a subida repentina dos preços dos aluguéis. "Não contávamos com isso. Essa especulação atrapalha o assentamento das famílias", admite.

Mas o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-BA) não vê nenhum milagre imobiliário na especulação em pleno subúrbio. "Isso não é novidade. A especulação existe desde que o mundo é mundo. É a velha lei da oferta e procura", diz Nilson Araújo, vice-presidente do Creci , para quem o fenômeno será passageiro.

"A especulação em lugares sem infraestrutura não costuma durar muito", ensina. Aparentemente, foi estabelecido até mesmo uma espécie de piso mínimo de R$ 250 nos aluguéis.

Não por acaso, o mesmo valor que a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) oferece para os desabrigados. Um prato cheio para o pecado da avareza.

"Quando souberam da ajuda de custo, os donos de imóveis botaram os preços lá em cima", denuncia o líder comunitário Gilberto Santos Nascimento. Já o auxílio de R$ 150 da Setad é bem abaixo das mensalidades praticadas nas redondezas.

Uma rápida circulada pelo bairro mostra que a denúncia dos moradores procede. Na Rua da Bélgica, uma casa de cerca de 70m², dois quartos, varanda e área de serviço foi alugada a R$250 antes das chuvas.

Perto dali, na Rua Maceió, a dona de casa Ana Cláudia Ornelas, que teve a residência destruída, alugou uma casa de 25m², sem piso e teto de amianto, pelos mesmos R$ 250, só que depois das chuvas. "A casa tá cheia de goteira. Não valia mais que R$ 150", calcula Ana Cláudia, que não esperou pela ajuda das autoridades. Preferiu um esforço financeiro.

Na mesma Rua Maceió, moradores denunciam que o proprietário da casa 114, que tinha aluguel estipulado em R$ 180, fez o preço subir para R$ 300. São vários os exemplos. E mesmo que encontrem um teto mais barato em outros bairros, moradores como Ana Cláudia insistem em ficar.

Ali construíram não só casas, mas suas próprias vidas. "Minha filha estuda numa escola aqui perto.Como é que eu vou deixar esse lugar?". Para não perder as esperanças, há os que recorrem à resignação. "Deus não iria fazer isso com umarua que tem esse nome se não fosse a vontade dele", diz, saudoso, Dermeval Correia Santos, que fundou a rua há 33 anos.

Assim como ele, os demais ex-moradores a descrevem como um lugar tranqüilo, que faz jus ao nome."Isso aqui era um paraíso", define a líder comunitária Edna Pereira.

Índices Paripe
Economia
33,05% dos moradores ocupados recebiam menos que o minímo
Coleta de lixo
46,65% dos domicílios contam com o serviço
Transporte
3,99% das pessoas moram em domicílio que tem carro. No Itaigara, o percentual é de 95,21%.

FONTE:CORREIO

Parte do Subúrbio Ferroviário fica sem luz em virtude das chuvas


Boa parte do subúrbio ferroviário de Salvador está sem luz desde o início da noite desta quinta-feira (21) em virtude dos fortes ventos e chuvas na capital. Essa é a segunda vez na semana que os moradores do local sofrem com a queda de energia na região. Na terça-feira (19), a população da região da Suburbana ficou sem luz por cerca de quatro horas.
Segundo a Coelba, o blackout foi causado por problemas na subestação de Paripe. Ainda de acordo com a fornecedora de energia do estado, não há previsão de quando a transmissão de energia vai ser reestabelecida em virtude mau tempo na capital.

'A maioria das ocorrências é causada por objetos lançados pelos ventos sobre a rede, queda de árvores e galhos. Estão sendo priorizados os atendimentos às ocorrências que envolvam a segurança da população e aos desligamentos que afetam maior número de consumidores', informou a Coelba em nota oficial.
FONTE: CORREIO

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Desabamentos em Paripe estão sendo analisados

Uma sondagem do terreno vai determinar com maior precisão as causas do deslizamento de terra na Rua de Deus, no subúrbio ferroviário de Paripe, que, no último dia 8, resultou no desabamento de 70 casas. Hoje (14) pela manhã, o coordenador de Áreas de Risco Geológico da Secretaria Municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura (Setin), Marco Túlio, e o presidente da Associação Brasileira de Mecânica de Solo núcleo regional da Bahia (ABMS), Carlos Carrillo Delgado, estiveram no local para uma nova inspeção.
Eles fizeram 13 marcações na área, intervenção necessária à realização dos furos de sondagens até que seja alcançado e penetrado o maciço rochoso, a uma profundidade estimada de dois a três metros. "Com a sondagem, é medido o nível de alteração da rocha, como o teor de água e a umidade", explica Marco Túlio. É utilizada na sondagem uma máquina de sonda rotativa.
O coordenador da Setin confirma a influência de outros fatores como o solo massapê, falta de drenagem da água e ocupação irregular, além da chuva. Segundo o geólogo Marco Túlio, as construções no local não atendiam aos requisitos técnicos para aquele tipo de terreno, que exige fundações profundas até que seja atingido o maciço rochoso. Nessas condições, observa, ainda que o terreno se movimentasse, os imóveis não desabariam. De acordo com ele, 100 casas continuam em observação.
Já o presidente da ABMS menciona ainda a influência da vegetação inadequada e considera que a chuva apenas precipitou a situação. "A chuva foi só o gatilho que disparou o processo", comparou.
FONTE: TRIBUNA

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Codesal tranquiliza moradores da Rua de Deus em Paripe

Apreensivos com o clima de terror que se instalou na Rua de Deus, em Paripe, depois que 50 casas desabaram e outras 150 foram condenadas pela Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal), os moradores afirmam serem vítimas, ainda, de informações desencontradas por parte do órgão municipal. Três dias depois de orientar as pessoas a abandonar todos os imóveis do quarteirão, técnicos voltaram ao local, ontem pela manhã e afirmaram que apenas parte da região estaria ameaçada.

"Os maiores riscos estão na região a partir do terreiro de candomblé, antes deste imóvel não há nenhum indício que comprove o perigo", diz Marco Túlio Miranda de Oliveira, coordenador de área de risco geológico da Codesal, tentando acalmar os moradores em pânico com os últimos acontecimentos.

Especialista em questões relacionadas ao solo, ele não descartou que a tragédia possa ter sido acelerada pela posição de uma torre de celular, apontada pela comunidade como a maior razão para os desabamentos. "Isso poderia acontecer de qualquer maneira, pois este solo, de massapé, é um material propício a deslizamentos", garantiu.

Diante da afirmação não faltaram questionamentos. "Se vocês da Codesal tinham consciência que se tratava de uma região arriscada a este tipo de ocorrência, então porque deixaram que as pessoas construíssem tantas casas?", indagou a dona-de-casa Ivonildes de Jesus Ribeiro Silva, 38 anos.

No intuito de esclarecer, sem muito sucesso, Oliveira disse que o local não apresentava riscos, apenas, requeria maior rigor para habitação.

"Qualquer coisa que se diga, a respeito das causas deste incidente, é apenas suposição, pois estamos estudando o problema, pode ter sido algum vazamento", diz, apontando mais uma possibilidade.
FONTE: TRIBUNA

Campanha de vacinação de idosos atingiu menos de 70% da expectativa

A campanha de vacinação de idosos contra gripe atingiu menos de 70% da expectativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, de imunizar 1,3 milhão de pessoas a partir de 60 anos, e teve de ser prorrogada até o dia 29 de maio. Na capital, a expectativa é imunizar cerca de 240 mil idosos, sendo que apenas 136 mil idosos foram vacionados.

Em Feira de Santana, onde o prazo também foi prorrogado para 29 de maio, foram vacinados mais de 28 mil, mas a meta é chegar em 42mil idosos vacinados.
Nos municípios de Vitoria da Conquista e Juazeiro, a vacinação foi prorrogada até sexta-feira (15). Na primeira, a meta é vacinar mais de 24 mil idosos, sendo que cerca de 17 mil já foram vacinados, na segunda cidade, a meta de 13 mil já está próxima do fim, faltando apenas mil pessoasas.
Já em Barreiras, onde a campanha de vacinação também será prorrogada até sexta-feira (15), caso a meta de 7.200 idosos não seja alcançada, o prazo será estendido para 29 de maio. Só foram vacinadas cerca de seis mil pessoas.
FONTE: CORREIO

Codesal registra 8 desabamentos de imóvel nesta quarta-feira (13)

A Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal) mantém o estado de alerta e registrou 8 desabamentos de imóvel nesta quarta-feira (13), mas sem nenhuma vítima. De acordo com o órgão, os desabamentos foram notificados em Paripe, Fazenda Coutos 3, Mata Escura, São Marcos, Vila Canária, Calabetão, Massaranduda e Cosme de Farias.

Ainda segundo o órgão, foram recebidas 6 orientações técnicas, 62 deslizamentos, 2 desabamentos de muro, 1 árvore caída (Marechal Rondon) e outra ameaçando cair, 15 ameaças de deslizamento, 2 ameaças de desabamento de muro, 56 ameaças de desabamento e 30 alagamentos.

Até às 15h20, foram registradas 180 solicitações.
FONTE: CORREIO

terça-feira, 12 de maio de 2009

CHUVAS: Codesal lança cartilha para orientar população sobre situações de risco

Após as fortes chuvas que caíram nos últimos dias na capital baiana, a Defesa Civil de Salvador (Codesal), lançou a cartilha 'Defesinha e a sua comunidade', que orienta a população sobre as medidas que podem evitar situações de risco em casos de delizamentos de terra, enchentes, entre outros.
A publicação traz uma personagem infantil, que após vivenciar o deslizamento de terra em sua comunidade se informa com técnicos municipais sobre as causas dos acidentes e os cuidados que o cidadão deve tomar para evitar ocorrências.
O material faz parte da Operação Chuva 2009, e está sendo distribuído nas áreas de risco e de grande circulação de pessoas na cidade. Segundo a assessoria de comunicação da Defesa Civil a cartilha já foi distribuída na Estação Pirajá, no Elevador Lacerda, e nos bairros de Canabrava, Periperi e São Caetano, e na terça-feira (12), será entregue em Novo Horizonte e Sussuarana.

Saiba como ajudar as famílias que foram vítimas da chuva

Depois da chuva, é hora de ajudar os desabrigados em Salvador. A iniciativa privada e o poder público estão em parceria para auxiliar as 491 famílias que perderam seus pertences com os temporais que atingiram a cidade nos primeiros dias de maio, segundo Antônio Brito, secretário municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad).

O secretário informou que a maior necessidade é de água potável e de alimentos não perecíveis. “ Duas áreas da cidade estão bastante atingidas: Paripe e Suburbana. Precisamos do apoio da sociedade para que essas pessoas restabeleçam suas vidas”. Brito ressaltou que os desabrigados terão prioridade no cadastramento do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”.

A Rede Bahia também entra na campanha através de ações junto à comunidade para auxiliar os moradores da cidade. De acordo com Lilia Gramacho, gerente de marketing corporativo da Rede Bahia, todos os veículos da rede irão participar das ações. Os cantores Adelmo Case, Mariene de Castro, o ator Fernando Guerreiro, a empresária Lícia Fábio e o artista plástico Bel Borba estão entre as personalidades que se engajaram na campanha gravando chamadas que serão exibidas na programação das rádios e tv da rede.

Além disso, todos os produtos da rede irão fazer matérias educativas com dicas para a população e orientação para os desabrigados. Outra ação, é incentivar as doações.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Oficial: decretada emergência em Salvador, Simões Filho e Lauro




O Governo do Estado decretou situação de emergência nos municípios de Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas.

Em reunião realizada na noite desta terça-feira (5), na Governadoria, as três cidades foram inclusas no quadro de situação de emergência. Depois de visitar os locais mais atingidos pela chuva, o governador Jaques Wagner, decidiu reunir os prefeitos para verificar os prejuízos causados pela chuva.

Wagner aguarda a decisão do Governo Federal, para poder atender às solicitações dos prefeitos, ao que dizem respeito aos recursos financeiros que serão disponibilizados. Mas, assegurou que, se for necessário, o Estado entrará com recursos, ainda que o orçamento esteja apertado.

FONTE: ibahia

CAOS: Chuva deve continuar na capital nesta quarta-feira, segundo Inmet






Os moradores de Salvador devem se preparar para enfrentar mais chuva. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vai continuar chovendo na capital pelo menos até a meia-noite desta quarta-feira (6).


De segunda (4) para terça (5), quando a chuva ficou mais intensa, o órgão registrou 60,3 milímetros. De acordo com o Inmet, historicamente, maio é o mês que mais chove na capital baiana. A média normal é de aproximadamente 325 milímetros. Mas, só primeiros cinco dias, já choveu em torno de 112 milímetros, 35% do valor médio.


Dados


Um deslizamento de terra no bairro de Pirajá deixou três pessoas mortas nesta terça. O levantamento feito pela Coordenadoria de Defesa Civil (Codesal) hoje constatou, até as 21h43, 437 solicitações referentes à chuva que cai na capital desde a madrugada desta terça.


Entre os principais registros estão: 17 alagamentos de áreas, 261 deslizamentos de terra, 43 ameaças de deslizamentos, 28 desabamentos de imóveis, 23 desabamentos de muros e 14 árvores caídas.

FONTE: CORREIO

DADOS DA CHUVA: Defesa Civil registra 437 solicitações relacionadas à chuva

O levantamento feito pela Coordenadoria de Defesa Civil (Codesal) nesta terça-feira (5) constatou, até as 21h43, 437 solicitações referentes à chuva que cai na capital desde a madrugada de desta terça. Entre os principais registros estão: 17 alagamentos de áreas, 261 deslizamentos de terra, 43 ameaças de deslizamentos, 28 desabamentos de imóveis, 23 desabamentos de muros e 14 árvores caídas. Três pessoas morrem em um deslizamento de terra no bairro de Pirajá.

Nesta madrugada de terça-feira, houve 60 milímetros de chuva. O Inmet emitiu hoje um alerta para chuva moderada a intensa em todo o Recôncavo nesta quarta-feira (6).
Reunião

O governador Jaques Wagner convocou os prefeitos de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho para um reunião na noite desta terça-feira (5). O objetivo é definir medidas emergenciais que deverão ser tomadas por conta da forte chuva que cai em toda a região. Wagner decidu fazer a reunião depois que sobrevoou os pontos mais atingidos pela chuva na Região Metropolitana.
Lauro de Freitas
Técnicos da coordenação de Defesa Civil percorreram a cidade de Lauro de Freitas, nesta terça-feira (05) e, juntamente com a Prefeita Moema Gramacho, decretaram situação de emergência no munícipio por conta dos estragos causados pelas chuvas.
O relatório foi encaminhado para a Coordenação Estadual da Defesa Civil, acompanhado de
fotografias das áreas atingidas. A chuva causou alagamentos em toda a cidade, desabamentos, deslizamentos de terra, queda de árvores e elevação do nível dos rios, dificultandfo o escoamento das águas da chuva.
FONTE: CORREIO

CHUVAS: Deslizamento de terra mata três pessoas em Salvador






Um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas que atingiram Salvador entre a madrugada e o início da tarde de hoje causou a morte de três homens, segundo a Defesa Civil do município. A terra desceu de um monte, no bairro periférico de Pirajá, e destruiu a casa na qual estavam as vítimas. Em outro incidente, uma mulher e seu filho caíram em uma vala na Avenida San Martin e foram levadas pela forte correnteza do córrego que passa pelo local. O Corpo de Bombeiros faz buscas na região.

A chuva que cai desde sábado em Salvador também causou hoje alagamentos e desabamentos de imóveis. No bairro do Pau Miúdo, um muro ruiu atingindo um aposentado que mora no imóvel. Ele teve fratura em uma das pernas e está internado. No Shopping Iguatemi, o mais movimentado da cidade, um pedaço do forro de gesso do teto não resistiu a uma infiltração e caiu. Ninguém ficou ferido. As principais avenidas da capital baiana passaram o dia congestionadas por causa de alagamentos. A chuva ainda chegou a suspender as operações de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães.

FONTE: ATARDE

segunda-feira, 4 de maio de 2009

TRÂNSITO: Veículo atropela pedestre na Baixa do Fiscal

Um veículo Gol, de placa desconhecida, atropelou um pedestre, não identificado, por volta das 13h deste domingo (03) na Baixa do Fiscal. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), o motorista do veículo fugiu do local do acidente, que ocorreu no sentido Paripe. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu a vítima para o Hospital João Batista Caribé.
FONTE: CORREIO

Chuvas provocam desabamentos de três imóveis na capital baiana


Três imóveis desabaram nesta segunda-feira (4) por conta das fortes chuvas que caem na capital baiana. A Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou dois desabamentos no bairro de Sussuarana e um em Periperi. O órgão ainda não soube informar se houve vítimas.



A Codesal ainda registrou 103 solicitações até às 15h. Entre elas, 48 deslizamentos de terra, 2 orientações técnicas, 04 desabamentos de muros (Pirajá, Paripe, Pau da Lima e Alto do Cabrito) e 2 árvores caídas (Cajazeiras 8 e Ondina).



Além disso, foras registradas 24 ameaças de deslizamento, 1 ameaça de desabamento de muro, 18 ameaças de desabamento e um alagamento de área, no bairro do Alto da Teresinha.


FONTE: CORREIO

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Prefeitura aumenta a luta contra a leptospirose

Com a chegada das chuvas, comum nesse período do ano em Salvador, cresce a possibilidade do aparecimento de casos de leptospirose, transmitida pela urina do rato e que se não tratada pode levar a morte. Para evitar a proliferação da doença, a Secretaria Municipal da Saúde já colocou em prática ações de prevenção.

O Centro de Controle de Zoonoses vem realizando um trabalho de campo para conter o avanço de roedores na cidade. Segundo a coordenadora do Plano de Controle da Leptospirose, Helena Farias, ainda no ano passado, foi feito um levantamento das áreas de risco da cidade, onde foram registradas notificações da doença nos últimos três anos. Nós treinamos agentes de saúde para percorrerem 11 áreas de sete Distritos Sanitários. O trabalho já foi realizado em 23 bairros de Pau da Lima e Subúrbio Ferroviário, atingindo mais de 40 mil casas. A visita domiciliar consiste na realização de desratização (utilização de produtos químicos na área).

O Plano de Contingência da Leptospirose tem como objetivo reduzir os fatores de exposição ambiental, por isso tudo foi feito antes da chuva. As condições favoráveis para a proliferação da doença são locais com acúmulo de lixo, esgoto a céu aberto, alagamento, lama. O indivíduo que entra em contato com esse ambiente pode ser contaminado.

Em Salvador, segundo a Vigilância Epidemiológica (Viep), 26 casos foram registrados esse ano e duas pessoas morreram por conta da doença. No ano passado, nesse mesmo período, ocorreram dez mortes, de um total de 112 notificações. De 1996 a 2007, esse número foi de 1.753 casos contabilizados.

De acordo com a coordenadora da Viep, Cristiane Cardoso, é importante que os profissionais de saúde detectem a doença precocemente e façam a notificação. "Precisamos estimular as notificações da doença para identificarmos as áreas de risco e então controlar a proliferação dos roedores. Além disso, é importante que a população esteja atenta para evitar o ambiente propício para eles. Os ratos sobrevivem onde tem água, abrigo e alimento".

FONTE. TRIBUNA

Se prepare: amanhã deve voltar a chover na cidade

As chuvas, que deram uma trégua à capital baiana nos últimos dias, devem retornar com força total a partir desta quinta-feira (30), segundo previsão do 4º Distrito Regional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com o objetivo de amenizar os impactos da chuva, por meio da conscientização da população, a Defesa Civil de Salvador visitou durante todo o dia de ontem a Estação de Transbordo do Iguatemi.

Quem estava no local recebeu da equipe da Codesal o folder da Operação Chuva 2009, panfletos contendo informações necessárias à identificação de ameaças associadas à chuva e noções de prevenção contra doenças, além da cartilha direcionada para crianças e adolescentes, intitulada "Defesinha e sua comunidade". Esta iniciativa já foi realizada na Estação Pirajá e ainda irá beneficiar a Estação Ferroviária de Salvador, localizada na Calçada e também o Elevador Lacerda.

A cartilha foi bolada no formato dos quadrinhos, justamente com o intuito de chamar a atenção da criançada. De acordo com Osny Santos, subsecretário da Codesal, a conscientização é peça fundamental para que um dia Salvador se torne sustentável, do ponto de vista ambiental. "Nós temos que trabalhar pensando não somente no agora, mas, também no futuro. As gerações atuais estão repetindo os mesmos erros das anteriores com relação à prevenção de acidentes por conta das chuvas. O trabalho voltado para a conscientização das crianças é a melhor maneira de garantir um futuro melhor", salienta.

A previsão do Inmet é que as chuvas caiam de maneira moderada a forte na quinta e também na sexta-feira. Até o momento, Salvador acumula um índice pluviométrico de 462,2 milímetros, contrariando os cálculos do Inmet, que previa 326,2 milímetros para todo o mês. Apesar de ser uma grande diferença, a meteorologista do órgão, Cláudia Valéria Silva, afirma que estes dados não são uma surpresa quando se trata do mês de abril: "Em 2006, o índice registrado foi de 587,4mm e há 13 anos, em 1996, a média alcançada foi de 758,6mm", conta. Durante este final de semana, a população vai poder contar com a assistência de engenheiros, assistentes sociais, operadores de rádio, telefonistas e o todo o pessoal de apoio, que vai permanecer em plantão, por conta da Operação Chuva 2009. O cidadão que quiser fazer uma ocorrência pode ligar para o número 199, a qualquer hora do dia ou da noite. As ligações podem ser originadas inclusive de telefones públicos, sem o uso do cartão. O atendimento é feito também na sede da Codesal, situada na Avenida Mário Leal Ferreira, mais conhecida como Bonocô.

Os temporais que se abateram sobre Salvador, principalmente na última semana, causaram grandes estragos e resultaram em tragédia. A Codesal recebeu, somente neste mês, 1585 solicitações. Segundo informações do órgão, foram registrados 563 deslizamentos de terra, 39 desabamentos de imóveis, 41 de muros, além de 57 alagamentos.

Exatamente 58 árvores e galhos caíram na cidade, um deles sobre a senhora Gertrudes Pereira, 91 anos, que sofreu um corte profundo na cabeça e precisou ser internada no Hospital Geral do Estado (HGE).

As chuvas ainda deixaram 14 vítimas, uma delas fatal. A bebê Mirela dos Santos, que tinha apenas um mês e 11 dias, foi atingida por uma pedra que rolou da encosta e quebrou o telhado da casa em que residia, no bairro da Gamboa de Baixo. A criança não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Por conta do estado de emergência decretado em Salvador, desde o último dia 22, a Codesal recebeu um reforço de 22 engenheiros, oriundos de outros órgãos municipais que lidam com emergências, a exemplo da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo Município (Sucom).

A Operação Chuva conta, agora, com um efetivo de 142 profissionais. Conforme o subsecretário, esta ajuda foi fundamental e veio na hora certa: "As outras chuvas que caíram deixaram o solo encharcado. O sol que apareceu nos últimos dias não foi suficiente para secar a terra. Por conta disso, as chuvas que virão podem trazer muito mais problemas para a cidade, pois o risco de deslizamentos é maior", alerta.

Com a trégua dada pelas fortes chuvas que durante uma semana castigou a Capital, a Prefeitura iniciou a recuperação das ruas e avenidas que tiveram a pavimentação danificada. Uma das avenidas que tiveram as obras iniciadas, a Via Regional, principal acesso aos bairros da região de Cajazeiras, deverá ser inteiramente liberada ao tráfico até a próxima quinta-feira, segundo os técnicos da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). "Nesse primeiro momento os trabalhos vão se concentrar nos corredores de tráfego, priorizando as vias de escoamento dos transportes coletivos", explicou o superintendente da Sucop, Luciano Valadares.

Desde sábado, quando houve a estiagem das chuvas, as equipes de manutenção da Sucop iniciaram a operação de recuperação das ruas e avenidas. Entre as vias que até ontem já haviam sido recuperadas estão a Paralela, Dom João VI e o Túnel Américo Simas. No caso da Via Regional, a Sucop teve que aguardar a conclusão dos trabalhos de restauração da rede de água, pela Embasa, para iniciar a recuperação da rede pluvial e, posteriormente, da pavimentação da avenida. A via está interrompida desde o último domingo, quando uma grande infiltração de água causada pela forte chuva provocou o rompimento da rede fluvial e de um bueiro ármico (uma estrutura metálida que faz a junção das redes pluviais), resultando no aprofundamento do terreno.
FONTE. TRIBUNA

MARCHA DOS PREFEITOS, Manifestação divide prefeitos e governo

O saldo da mobilização realizada ontem pela União dos Municípios da Bahia (UPB) para protestar contra a queda na arrecadação das prefeituras baianas dividiu prefeitos e governistas. O Palácio de Ondina voltou a contabilizar os ganhos obtidos pelos prefeitos nas últimas semanas, com as garantias do presidente Lula de repor os prejuízos provocados pela queda do FPM,sem contar com o empenho pessoal do governador Jaques Wagner nas discussões para a solução do problema. De acordo com a lista fornecida pela UPB, cerca de 260 prefeitos compareceram ao evento. Com a maioria das prefeituras fechadas, o movimento foi engordado também com as presenças de vereadores, presidentes de Câmaras e secretários municipais. Em torno da sede da UPB, no Centro Administrativo, foram colocadas várias faixas em apoio ao movimento.

Além da queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no documento entregue na Governadoria e na Assembleia Legislativa ontem os prefeitos reclamam também ajuda do governo estadual no transporte escolar para os alunos do segundo grau, o custeio das despesas com segurança pública, nomeação dos delegados concursados e o aumento do valor repassado pelo Programa de Saúde da Família (PSF).

Todos os pontos reivindicados pelos prefeitos foram rebatidos pelos secretários Rui Costa, das Relações Institucionais, e Walter Pinheiro,do Planejamento, que os receberam na Governadoria.

Desde as 9h já era grande a concentração de prefeitos em frente a sede da UPB, que armou uma grande estrutura para recepcioná-los. Vieram prefeitos de quase todos os partidos: PMDB, DEM PP, PR, PSDB, PRP, PSB e PTN. Apenas do PT e PCdoB não foi registrada a presença de qualquer representante

Quase toda a bancada da oposição prestigiou o movimento dos prefeitos: Heraldo Rocha, Gildásio Penedo, Gaban, Rogério Andrade, Clovis Ferraz, José Nunes, Junior Magalhães, Misael Neto (DEM), Sandro Regis (PR), Arthur Maia (PMDB) e João Carlos Bacelar (PTN). Entre os prefeitos, destacaram-se João Henrique (PMDB-Salvador), Tarcizio Pimenta (DEM-Feira de Santana), Euvaldo Rosa (DEM-Santo Antonio de Jesus), Maria Maia (PMDB-Candeias), Rubinho (PSB-Tucano), Antonio Araújo (PMDB-Ourolândia), Orlando Nunes Xavier (PR-Casa Nova), Renato Souza (PP-Conceição do Coité), Fátima Nunes (DEM-Euclides da Cunha), Arcenio Neto (PSDB-Canudos), Ramiro Queiroz (PP-Valença) e Vagner Freitas (PTB-Jussiape).

Antes da marcha, os prefeitos se concentraram no auditório Prefeito Lomanto Júnior para ouvir os rápidos discursos do presidente da UPB, Roberto Maia, do prefeito de Salvador João Henrique, do senador e presidente do PR, César Borges, e do presidente da Confederação Nacional dos Municipios (CNM), Paulo Ziulkoski. Roberto Maia fez um relato da situação em que as prefeituras baianas vem passando e cobrou uma resposta do governo estadual sobre a pauta de reivindicações encaminhada ao governador Jaques Wagner (PT). "Hoje faz 30 fias que estive com o governador com toda a diretoria da UPB para entregar as nossas reivindicações".

Rui Costa: "Vejo apenas 30 prefeitos na minha frente"

Depois dos discursos na UPB, os prefeitos partiram rumo à Governadoria. Com um minitrio puxando a "caminhada histórica", o locutor anunciava as principais reivindicações dos prefeitos: "Hoje é um dia para entrar na história. O Brasil inteiro está vendo isso. Os prefeitos pedem ajuda para os seus municípios". À frente, o presidente Roberto Maia ajudava a segurar uma imensa faixa com os dizeres "os municípios pedem socorro". No percurso se via também várias faixas de municípios que fizeram questão de registrar a presença. "Viva o municipalismo", dizia uma faixa de Ipiaú.

A comitiva dos prefeitos foi recebida em frente ao prédio da Governadoria pelos secretários Rui Costa (Relações Institucionais) e Walter Pinheiro (Planejamento). Acompanhado pela diretoria da UPB, vários prefeitos e o presidente da CNJ, Paulo Ziulkoski, Roberto Maia entregou o documento de reivindicações dos prefeitos aos dois secretários. "Reitero que este movimento não é partidário. Esperamos a resposta das nossas solicitações", colocou Maia. Cercados pelos prefeitos, os dois secretários receberam o documento e prometeram entregá-lo ao governador para avaliação.

Questionado por que os prefeitos não foram recebidos na Governadoria, Rui Costa fez questão de mostrar para a imprensa as cadeiras disponibilizadas para a solenidade. "Eles é que não quiseram entrar. Nós reservamos um local para isso, vocês podem ver", defendeu-se. Além de contestar o presidente da UPB sobre a falta de resposta do governo em relação às reivindicações dos prefeitos, Rui Costa criticou a sua administração, mostrando-se incomodado com o movimento. "No mesmo dia ele teve a resposta do governador sobre as reivindicações. Esse impasse é uma questão de método, a diferença da gestão de Orlando Santiago, do DEM, e essa de agora", comparou Rui.

Já sem a presença dos prefeitos, Rui Costa minimizou o movimento. "Vejo apenas 30 prefeitos na minha frente", declarou. "Vocês vão ver é no próximo ano", declarou um manifestante mostrando uma bandeira da UGT (União Geral dos Trabalhadores). "Em 2010, eles vão ver a força dos trinta prefeitos", reforçou Vagner Freitas (PTB), prefeito de Jussiape, que tem dito publicamente que não assume as despesas com o transporte dos alunos da rede estadual.

Depois de passar na Governadoria, os prefeitos se dirigiram para a Assembleia Legislativa, onde entregaram uma cópia do documento reivindicatório ao deputado Marcelo Nilo (PSDB), presidente da Casa. "O movimento foi supra-partidário. Aqui tinha prefeitos de quase todos os partidos, inclusive da base governista, que também se veem sufocados com a queda e concentração das receitas. Foi equivoco o governo querer parti-darizar o movimento", declarou o deputado Gildásio Penedo (DEM).

João Henrique prestigiou a marcha

Embora um pouco cauteloso nas suas declarações, o prefeito João Henrique fez um discurso inflamado e, como Roberto Maia, também foi bastante aplaudido. O peemedebista criticou o modelo de distribuição de receita entre a União, estados e municípios e defendeu o pleito dos prefeitos. "A população vai nos cobrar os compromissos feitos na campanha. Então, diante dessa realidade, como vamos cumprir isso?", questionou João Henrique, procurando agradar aos outros prefeitos.

Antes de discursar, o prefeito de Salvador foi bastante procurado pela imprensa, quando falou sobre diversos assuntos. Além de comentar os prejuízos que as chuvas deixaram na cidade, ele criticou as intervenções da Embasa que, segundo ele, "quebra as avenidas recuperadas". Ao comentar sobre os efeitos da crise econômica nos municípios, ele falou sobre a situação de Salvador. "Não temos nem como fazer frente às despesas. Fizemos a reforma administrativa, reduzimos o número de secretarias para enxugar a máquina, mas logo depois veio a crise e a queda nas receitas", lamentou.

Contudo, mesmo com a crise, João Henrique disse que pode haver suspensão de investimentos na cidade, "mas as obras de conservação não vão parar". Mesmo sem querer falar de politica, o prefeito disse que o ato promovido pela UPB era justo e que não era contra ninguém. "Mas como foi que o PT cresceu, não foi fazendo essas coisas? Por que agora os prefeitos não podem reivindicar nada?", questionou. O peemedebista também comentou a pesquisa do Ipespe divulgada anteontem que lhe dá o 4º lugar no cenário em que seu nome foi incluído.
FONTE. CORREIO

Mega-Sena sorteia segunda maior premiação do ano

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (29) o prêmio de R$ 36 milhões. Este é a segunda maior premiação sorteada este ano. A primeira foi a de R$ 44 milhões, que saiu para um apostador de São João Del Rey, em Minas Gerais, no dia 3 de janeiro.

Os jogadores têm até às 19h para fazer suas apostas para o concurso de número 1.069 em qualquer casa lotérica a partir de R$ 1,75. No sábado (24), ninguém conseguiu acertar as seis dezenas. Os números sorteados foram 25 - 27 - 44 - 47 - 48 -57.

De acordo com a Caixa, 146 apostas acertaram a quina e receberão um prêmio de R$ 19.264,05 cada um. A quadra vai pagar R$ 372,20 para cada um dos 10.795 bilhetes ganhadores.

Cinco escolas baianas estão entre as vinte piores do Enem 2008

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (28) o desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. Entre as piores (entre públicas e privadas), cinco escolas baianas estão na lista: Colégio Polivalente de Ubaitaba; Colégio Estadual Heráclides Martins de Andrade, de Tucano (12º lugar) Colégio Estadual Getúlio Vargas em Casa Nova (13ª posição) ; Colégio Estadual Dois de Julho em Salvador (15ª posição) e Escola Estadual Pedro Raimundo R. Rego em Juazeiro (19ª posição).
A escola brasileira, pelo segundo ano consecutivo, com o melhor desempenho foi o Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro. Com média total (prova objetiva e redação) de 80,58, a instituição ficou em primeiro lugar. Na segunda posição, com 77,38 pontos, aparece o Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte, que em 2007 estava em 12º. Em terceiro, está o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (MG).

Rede particular e pública
Considerando apenas a rede particular, o Colégio Helyos, em Feira de Santana, ocupa a 4ª colocação no ranking das melhores do país no exame. Contudo, quatro escolas baianas estão entre as piores particulares. São elas: Centro Educacional e Assistencial Quinjingense, de Quinjinge; Colégio Santa Rita, de Santa Rita de Cássia; Centro Educacional Cenecista de Oliveira dos Brejinhos, de Oliveira dos Brejinhos; e o Centro Educacional Cenecista Carlos França, de Boquira. Já comparando apenas as escolas da rede pública, apenas o Colégio Militar de Salvador está entre os melhores, ocupando a 10ª posição.
FONTE. CORREIO

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Novo vocalista da Banda Pagod'art será apresentado dia 29



A banda Pagod'art já está com novo vocalista. Danilo Souza é o novo integrante do grupo e entra no lugar de Flavinho. O cantor será apresentado oficialmente no dia 29, na Creppe Lounge, evento que marcará a apresentação do novo cantor para a imprensa.


Na ocasião, o vocalista vai cantar as duas novas músicas de trabalho da banda. Desde março, quando foi escolhido, Danilo tem ensaiado com a banda, finalizando o novo cd do grupo.


Saída - De acordo com a assessoria da banda, Flavinho, ex-vocalista do Pagod'art, não teve seu contrato renovado devido às exigências feitas pelo cantor. A assessoria informou ainda que não houve brigas e nem desentendimentos e que a banda precisava de uma cara nova.
FONTE: ATARDE

domingo, 26 de abril de 2009

Indicação de Um Amigo Seu!

.: Reporter Hoje| Aconteceu! Virou Notícia! :.

Olá MDS,

Seu amigo(a) ANDRE ARAUJO, esteve em nosso site, e lhe indicou o link abaixo.
http://www.reporterhoje.com.br/?pg=notícia&id=1734

.: Reporter Hoje| Aconteceu! Virou Notícia! :.
http://www.reporterhoje.com.br/

Este e-mail foi enviado em 26/04/2009 às 15:07:24

Correio* Confira as vagas de emprego do SineBahia para segunda-feira (27)

de:
ANDRE ARAUJO
e-mail:
andrearaujo@andrearaujo.com.br
mensagem:
24.04.2009 - 20h58
Confira as vagas de emprego do SineBahia para segunda-feira (27)

O SineBahia divulgou as vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (27). Os candidatos interessados devem se dirigir a unidade central do SineBahia, situada na avenida ACM nº. 3359 – Edf. Torres do Iguatemi, ou aos postos do SAC.

É necessário levar CTPS, RG, CPF e Comprovante de Residência. Vagas válidas para comparecimento à unidade central de atendimento e podem ser preenchidas ao longo do dia.

Auxiliar de garçom
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Auxiliar de técnico de eletrônica
Trabalhar com instalação e manutenção de alarmes
2º grau completo / possuir carro
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Cadista
Elaborar Plantas / Croquis
2º grau completo / domínio em AUTOCAD
Não exige experiência
04 vagas

Carpinteiro
Reformas de estruturas prediais
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Carpinteiro auxiliar
Auxiliar em reformas de estruturas prediais
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Consultor de vendas
Vender equipamento de informática
3º grau incompleto / habilitação B
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Consultor de vendas
Venda de telefonia fixa e banda larga
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
25 vagas

Contador ou Economista
Conhecimento em programação orçamentária
3º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Cortador de roupa
Corte em tecido de plano
1º grau completo
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

Costureira de peças sob encomenda
Conhecimento em máquina reta e overloque
2º grau incompleto
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Eletricista de veículos
1º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Encanador
Manutenção em tubulações de rede a vapor
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Mecânico de automóveis
Escolaridade mínima: 4ª série
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Mecânico eletricista de automóveis
Desejável possuir curso na área
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Mecânico eletricista de caminhões a diesel
1º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01vaga

Mecânico de veículos
1º grau completo / habilitação AD
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Modelista de roupas
1° grau completo
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

Motorista de caminhão
Disponibilidade para viagens
2º grau completo / Hab. D ou E / informática básica
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Operador de grua
Conhecimento em operação de guinchos e fixar manobras
1º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Operador de telemarketing
Vaga para estágio
3º grau incompleto / até o 5º semestre
Cursando ADM, Comunicação e afins
04 vagas

Patisseiro
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Promotor de vendas
2º grau completo / Habilitação A
Experiência mínima de 06 meses em carteira
07 vagas

Recepcionista Bilingue
Trabalhar no turno vespertino
2º grau completo / inglês fluente
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Recepcionista motoboy
Verificação de rotas / conhecer bem os bairros da cidade
2º grau completo / Habilitação A
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Supervisor comercial em vendas
Conhecimento em eletro-eletrônicos
2º grau completo / Gestão de equipe
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Técnico de edificações
Disponibilidade para viagens / AUTOCAD
2º grau completo / curso técnico / veículo próprio
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga



sexta-feira, 24 de abril de 2009

HABITAÇÃO: Bairros que participam do programa habitacional são anunciados

A capital baiana já tem uma lista de possíveis terrenos do patrimônio municipal onde poderão ser construídos loteamentos do programa habitacional do governo federal Minha Casa, Minha Vida, que tem como meta a construção de 80,7 mi lmoradias na Bahia, sendo que deste total cerca de 30 mil na região metropolitana de Salvador ( RMS).

Nesta quinta-feira (23), durante a assinatura do termo de adesão ao programa com a Caixa Econômica Federal, o prefeito João Henrique anunciou que os bairros de Pau da Lima, São Marcos, Mussurunga, Plataforma, Bairro da Paz, Castelo Branco e Cajazeiras, além das ilhas de Maré, Paramana e Bom Jesus dos Passos, são prováveis locais para a implantação do programa.

Esses terrenos são algumas das contrapartidas do município para viabilizar o projeto para pessoas de baixa renda. “Os terrenos terão áreas de 100 mil a 200 mil metros quadrados, em média, e serão doados pela prefeitura”, informou João Henrique.

Segundo ele, técnicos da secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham) continuam levantando mais áreas que possam receber os empreendimentos, que terão casas térreas, de 35 metros quadrados, ou apartamentos, de 42 metros quadrados.

Além da doação do terreno e das obras de infraestrutura, a prefeitura ficará responsável pela desoneração fiscal de forma a tornar mais acessível o financiamento para a população de baixa renda.

Entre os impostos que devem ter menor carga tributária estão o IPTU, o Imposto Sobre Serviço (ISS) e o Imposto de Transmissão Intervivos (ITIV). 'Para isso, espero contar com a colaboração do poder Legislativo, que terá de autorizar a desoneração fiscal do programa', destacou João Henrique.

Cadastramento
Quanto aos locais de inscrição, o prefeito confirmou a informação dada na quinta-feira (23) pelo CORREIO, de que o cadastramento será realizado nos 18 postos do Serviço Integrado de Atendimento Regional (Siga) - antigas Administrações Regionais (ARs): Centro, Itapagipe, São Caetano, Liberdade, Brotas, Barra, Rio Vermelho, Pituba/Costa Azul, Boca do Rio/Patamares, Itapuã, Cabula, Tancredo Neves, Pau da Lima, Cajazeiras, Valeria, Subúrbio Ferroviário, Ilhas (Ilha de Maré, Ilha de Bom Jesus dos Pobres e Ilha dos Frades).

No entanto, até o fechamento desta edição, a administração municipal não tinha a lista com os endereços dos postos. O cadastro será voltado apenas à população que recebe entre zero e três salários mínimos, que terá direito ao financiamento de um imóvel em Salvador no valor de até R$ 46 mil.

O superintendente regional da Caixa, Aristóteles Menezes Júnior, informa que para se inscrever basta levar RG, CPF e comprovante de renda, que será utilizado para constatar a faixa salarial. “Para quem ganha até três salários, a restrição bancária não será um fator impeditivo”. A inscrição é gratuita.
FONTE: CORREIO

ATENÇÃO: Campanha de vacinação para idosos contra gripe começa amanhã (25)

Terá início neste sábado (25) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para os Idosos. A expectativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é de que 1,3 milhão de pessoas a partir dos 60 anos sejam vacinadas até o dia 8 de maio em todo o estado.

Serão montados 7.500 postos fixos e volantes, funcionando das 8 às 17h, nos muncípios baianos. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, Fátima Guirra, durante a campanha será aplicada a vacina contra a influenza (gripe), de forma indiscriminada, com o propósito de controlar a transmissão do vírus da influenza na população igual ou maior de 60 anos.

Também serão disponibilizadas as vacinas do calendário básico de vacinação do idoso, como por exemplo, a vacina dupla adulto, que protege contra o tétano e a difteria. Além disso, será oferecida, de forma seletiva, a vacina contra o penumococo para pacientes acima de 60 anos, que estejam em abrigos, internadas em hospitais ou em casas geriátricas.

A distribuição e a aplicação das doses de vacina envolverão cerca de 27.400 profissionais e 2.800 veículos. Em 2008, a Sesab vacinou, em todo o estado, 1.009.959 pessoas dentro da faixa etária preconizada.
Confira os locais de postos de vacinação no subúrbio:
DISTRITO SANITÁRIO DE SUBÚRBIO FERROVIÁRIO
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ALTO DE COUTOS

1 – USF ALTO DE COUTOS – TRAVESSA 2 DE JULHO S/ N,
TELEFONE 36115902 e 36115903
2 – ASSOCIAÇÃO AÇÃO E VIDA – RUA MUNIZ TRAVASSOS 300 E – ALTO DE COUTOS

3 – CAPS AMÉLIA ROCHA RUA SÃO ROQUE S/N – TELEFONE 33972689

02 VOLANTE
UBS FAZENDA COUTOS1 – UBS SAÚDE FAZENDA COUTOS - RUA ALMIRANTE MARQUÊS DE LEÃO S/N TELEFONE 36115959

2 – IGREJA OVELINHA DE JESUSR. EIXO B, QD 24C Nº 03 - TEOTÔNIO VILELA

3 – BAR DO BRAULIO – RUA ÁLVARO LEITE 400 E, TELEFONE 33974172

02 VOLANTES

USF ILHA DE MARÉ – 99672569

BANANEIRA – 87271564

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ALTO DO CRUZEIRO

1 – USF ALTO DO CRUZEIRO – RUA DIRETA DO CRUZEIRO S/N
2 - ASSOCIAÇÃO JOANA D`ÁRC – ALTO DO CRUZEIRO
3 - CRECHE SÃO JORGE - RUA SÃO JORGE S/ N

VOLANTE 01

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA VISTA ALEGRE1 - UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE VISTA ALEGRE - RUA SABIÁ S/N, CONJUNTO VISTA ALEGRE – TELEFONE 36115912; 36115913

2 – CRECHE EDUCAR E VIVER – TELEFONE 33976753RUA A CONJ. VISTA ALEGRE S/N / RUA ACARÁ

3 – CONSELHO DE MORADORES – TELEFONE 33978668END. TRAVESSA 06 CASA 19 CONJ VISTA ALEGRE

01 VOLANTE

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SÃO TOMÉ DE PARIPE1 - UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SÃO TOMÉ DE PARIPE - RUA SANTA FILOMENA S/N, SÃO TOME DE PARIPE – TELEFONE 33948220

2 – ASSOCIAÇÃO E ESCOLA MURIBECA- 1ª TRAVESSA AILTON MELO S/N – TELEFONE 33948205

3 ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MURIBECA

VOLANTE 01

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE BOM JESUS DOS PASSOS

1 - UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE BOM JESUS DOS PASSOS - AVENIDA BEIRA MAR S/N, TELEFONE

2- ESCOLA DE PARAMANA - ILHA DE PARAMANA

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA FAZENDA COUTOS III1 – UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA FAZENDA COUTOS III - RUA ALTO DAS MALVINAS S/N – TELEFONE 36115911

2 – ESC MUNIC DE FAZ COUTOS 3 – R COLINAS DA MALVINAS EIXO A – FAZ COUTOS III 3- PAROQUIA SANTO ANTONIO – R ALMEIDA JUNIOR RUA D QD 59 Nº 82

01 VOLANTE

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ILHA AMARELA1 – UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ILHA AMARELA – RUA BOA ESPERANÇA S/N TELEFONE 36115605

2 – ESCOLA E CRECHE COMUNITÁRIA RIO NILO – RUA RIO NILO S/N, ILHA AMARELA

3 – ESCOLA NÚMEROS – RUA PACAEMBU, S/N - ILHA AMARELA

4 – ESCOLA JOAQUIM MAGALHÃES – RUA DO CURRALINHO S/N TELEFONE 32182258

5- IGREJA BATISTA NASCIDOS DA LUZ – RUA PAJUSSARA SN

02 VOLANTES

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA BEIRA MANGUE1 - UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA BEIRA MANGUE – AVENIDA AFRÂNIO PEIXOTO S/N TELEFONE 36115202 e 36115203

2 – CENTRO DE ESPORTE CEZAR BORGES – RUA ESTRADA VELHA DO CABRITO TELEFONE 32189584

3 - ESCOLA DO BOIADEIRO – AV JAIME VIEIRA LIMA SN BOIADEIRO

01 VOLANTE

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO CONGO

1 – UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO CONGO – RUA SANTO INÁCIO S/N, TELEFONE 36115909 e 36115908

2 – COLEGIO EDUCANDÁRIO COLISEU - RUA ISRAEL QUADRA 8 LOTE 51

2 VOLANTE

PA PROF ADROALDO ALBERGARIA

1 – PA PROF ADROALDO ALBERGARIA – RUA DAS PEDRINHAS S/N, TELEFONE 361157092 – POSTO FOLHAS VIVAS – AVENIDA BEIRA RIO Nº. 10, PARAGUARI PARTE BAIXA – TELEFONE 34074906 (PADRE ANTÔNIO OLIVEIRA)

3 – BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR – RUA DO CURIÓ S/N, MIRANTE DE PERIPERI TELEFONE 31178207 e 31178204

4 – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES COLINAS DE PERIPERI TELEFONE 34072441 (ANTÔNIO OLIVEIRA)

5 – ASSOCIAÇÃO SÃO FRANCISCO DE ASSIS - RUA CARLOS GOMES Nº. 88 PRAIA GRANDE TELEFONE 3397 5681

6– TODO DIA (ANTIGO BOM PREÇO) – RUA DAS PEDRINHAS N 54 – PERIPERI TELEFONE33881526 (LUCIANO CRUZ)

7- ESCOLA 1º DE MAIO – AV. AFRÂNIO PEIXOTO S/N PERIPERI

03 VOLANTES
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA RIO SENA

1 – UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA RIO SENA – RUA DO LÍRIO S/N TELEFONE 36115906 e 36115907

2 – IGREJA NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO – RUA DIRETA DO RIO SENA S/N TELEFONE 32180371 ( CECÍLIA)

3 – COLEGIO FERREIRA MOTA RUA AMBROSINA ARRUDA RIO SENA

4 – COLEGIO DURVAL PINHEIRO RUA GETULIO VARGAS

02 VOLANTES

UBS BARIRI

1 – UBS ALTO DO BARIRI – RUA PRAÇA DO BARIRI S/N TELEFONE 36115600 E 36115601

2 – SUPERMERCADO BOM PREÇO - LARGO DO LUSO PLATAFORMA TELEFONE 33982478

3 – COLÉGIO ESTADUAL PLATAFORMA – FIM DE LINHA

4 – SOBESPA – SOCIEDADE BENEFICENTE ESPORTIVA DE PLATAFORMA – RUA ALTO DO MANOEL MONTE

5 – PRAÇA DE PLATAFORMA

01 VOLANTE

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NOVA CONSTITUINTE

1 – UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NOVA CONSTITUINTE – RUA DIRETA NOVA CONSTITUINTE N 128 – TELEFONE 3407 4584

2 -ESCOLINHA COMUNITÁRIA – RUA DIRETA S/N

3 – CAPELA SÃO BENEDITO - RUA DIRETA S/N

01 VOLANTE

HOSPITAL JOÃO BATISTA CARIBÉ

1 – HOSPITAL JOÃO BATISTA CARIBÉ – AVENIDA AFRÂNIO PEIXOTO S/N TELEFONE 3397 0654 e 33973988

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ITACARANHA

1 – UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ITACARANHA – RUA PIPIRA S/N TELEFONE 36115606 e 36115607

2 – IGREJA TEREZINHA – RUA DIRETA TEREZINHA S/N – TELEFONE 32180103

3 – ESPAÇO COMERCIAL – RUA PEDRO FONSECA N 133 ITACARANHA

4- POSTO DE COMBUSTIVEL OS PAMPAS RUA AFRANIO PEIXOTO SENTIDO CALÇADA ITACARANHA

01 VOLANTE

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA FAZENDA COUTOS II

1 – UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA FAZENDA COUTOS III - RUA CRISTOVÃO BARRETO S/N – TELEFONE 35217005
2 –BAR DO FLOR – RUA DEODORO DA FONSECA
3 – PADARIA MEC BURGUE RUA JOAQUIM NABUCO
4 – ESCOLA MUNICIPAL COLINA DO MAR RUA JOSE DO PATROCINIO
02 VOLANTES

USF SÉRGIO AROUCA

1 – USF SÉRGIO AROUCA – RUA CARIOCA, S/N – PARIPE

2 – CRECHE LUZ DIVINA – RUA IRIGAUÇU, S/N – PARIPE

3 – IGREJA BATISTA EVANGÉLICA – AV. SÃO LUIS, S/N – PARIPE

4- CENTRO DE ABASTECIMENTO PROXIMO A ESTAÇÃO DE PARIPE

01 VOLANTE

UBS PARIPE

1 – UBS PARIPE – RUA ALMIRANTE TAMANDARÉ S/N – TELEFONE 36115900 e 36115901
2 – ASSOCIAÇÃO ALTO DA TORRE – RUA ALTO DA TORRE S/N
3 – POSTO DE VACINAÇÃO POLICLÍNICA – AVENIDA ARATU S/N TRANSFERIDO PARA COLÉGIO MOURÃO DE SÁ RUA DA GRANJA S/N PARIPE
4 – POSTO BATE CORAÇÃO – RUA JURACI MAGALHHÃES 85 – PARIPE
5 – SUPERMERCADO TODO DIA – AV SUBURBANA (JUNTO AO CENTRO DE ABASTECIMENTO)
6 – POSTO BARRAGEM – VILA NAVAL DA BARRAGEM RUA BAHIA
7 - POSTO FELICIDADE – RUA SÃO FRANCISCO S/N – PARIPE
02 VOLANTES

PERIPERI: Três pistas romperam por conta da chuva na capital baiana

Três pistas romperam por conta da chuva na manhã desta sexta-feira (24) em Salvador. A Defesa Civil (Codesal) registrou casos na rua Coqueiro da Piedade, entre o prédio da OAB e o Shopping Lapa; na avenida São Rafael, sentido Paralela, após o viaduto Dona Canô; e na rua Rômulo Falcão, em frente ao posto Paralela, depois da saída da avenida Edgar Santos.

Até às 14h, a Codesal registrou 94 solicitações. Um imóvel desabou na rua Silvio Araújo, em Periperi. Não há informações sobre vítimas. Um muro desabou no bairro do Bonfim, na Ladeira do Custódio, no fundo da antiga fábrica da Antártica, atual Ambev.

Ocorreram 30 deslizamentos de terra, principalmente nas áreas de encostas da região, como São Marcos, Periperi, Pau da Lima, entre outras localidades. Três árvores caíram: uma em Pau da Lima, outra em Tancredo Neves e a terceira em Castelo Branco.
FONTE: CORREIO

TREGUA: Final de semana com céu nublado na Bahia

O final de semana será nublado na Bahia, segundo previsões do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Em Salvador, o sábado, 24, terá céu nublado e chuvas esparsas, com a temperatura variando entre 21°C (mínima) e 27°C (máxima).
Nas regiões leste e oste do estado, o tempo será nublado com pancadas de chuvas e nas demais áreas, céu parcialmente encoberto e pancadas de chuvas isoladas.

Até as 12 horas de quinta-feira, 23, 448,2 milímetros de chuva já haviam caído em Salvador. De acordo com as previsões do 4º Distrito Regional do Inmet, a expectativa de chuva para todo o mês de abril na capital baiana era de 326,2 milímetros.
Na quarta-feira, 22, o prefeito João Henrique decretou situação de emergência em Salvador por conta das fortes chuvas que caíam na capital baiana desde a sexta-feira, 17.
FONTE: ATARDE

BOA SORTE: Mega-Sena está acumulada em R$ 30 milhões

A Mega-Sena continua acumulada e o prêmio agora é de R$ 30 milhões. Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas nesta quarta-feira, 22.
Os números foram 04-10-14-25-28-56.

A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que 172 apostadores acertaram a Quina e vão levar R$ 11.762,29, cada um, enquanto outros 10.795, acertaram a Quadra e vão receber R$ 267,73, cada.

O próximo sorteio acontece neste sábado, 25. As apostas podem ser feitas até 19h do dia do concurso em qualquer casa lotérica e o valor mínimo do bilhete é R$1,75.
FONTE: ATARDE

Bahia receberá R$ 1,8 mi para atender vítimas da dengue

O Fundo Estadual de Saúde da Bahia receberá R$ 1,8 milhão para atender os pacientes com dengue. O repasse, anunciado hoje pelo Ministério da Saúde, será feito em três parcelas. De janeiro até o último dia 10, o Estado contabilizou 50.864 notificações da doença, crescimento de 266% em relação ao verificado em igual intervalo de 2008.
As cidades de Jequié, Itabuna, Porto Seguro, Ilhéus e Salvador respondem por 48% dos casos. No mesmo período foram registrados 929 casos suspeitos das formas mais graves da doença. Desses, confirmaram-se 352, que resultaram em 41 mortes. Vinte e quatro vítimas tinham menos de 15 anos.
FONTE: ATARDE

Sai resultado da primeira etapa do concurso da PM

Foi divulgado nesta quinta-feira, 23, o resultado da primeira etapa do concurso da Polícia Militar (PM).
A lista com o nome dos 35.691 aprovados está disponível no Portal do Servidor. Agora, serão corrigidas as redações dos 12.800 primeiros colocados na prova objetiva.
Os 3,2 mil aprovados serão convocados a partir de junho. Eles farão exames médicos, passarão por investigação social e curso de formação.
FONTE: ATARDE

João Henrique formaliza nesta quinta participação no Minha Casa, Minha Vida


A participação de Salvador no programa Minha Casa, Minha Vida será formalizado nesta quinta-feira, 23, às 14h, pelo prefeito João Henrique, em solenidade no Palácio Thomé de Souza.
A abertura das inscrições no programa para quem recebe até três salários mínimos estão previstas para acontecer a partir de 10 de maio, de acordo com a prefeitura.
A expectativa é de que sejam construídos 30 mil imóveis em Salvador.
Para quem recebe até três salários, a prestação mínima é R$50 e o compromentimento máximo é de 10% da renda familiar.
O prazo de financiamento é de até 10 anos.
FONTE: ATARDE

Secretário informa cancelamento de concessão de terminal em São Tomé

O Secretário Estadual de Infra-estrutura, Antônio Carlos Batista Neves, informou ter suspenso a concessão para a empresa Sate Administradora e Serviços de Limpeza Ltda., que administra o terminal Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe, na tarde desta quarta-feira, 22. Em entrevista, ele explicou que a decisão foi tomada em uma reunião com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba) durante a manhã.

A decisão foi tomada devido ao precário estado de conservação em que se encontra o terminal, conforme denúncia do Ministério Público Estadual na última segunda-feira, 20, noticiada por A TARDE. Nesta quarta-feira, 22, técnicos da Agerba realizaram uma vistoria nas instalações para verificar a situação do terminal. Segundo o diretor-geral de qualidade e serviços do órgão, Zilan Costa e Silva, caso fosse confirmada a existência de riscos aos usuários, o terminal seria interditado até que obras de segurança sejam realizadas. Segundo Batista, já foi feita uma nova licitação para a recuperação do terminal. Ele garante que até o final de maio o terminal será recuperado.

Concessionária:
Everaldo Azevedo, diretor da Sate Administradora e Serviços de Limpeza Ltda., empresa que administra o terminal, afirma que, ao assumir a gestão do terminal, em maio de 2007, encontrou um cenário de abandono, e que desde então teria feito diversas obras de melhoria. Segundo ele, na ocasião, o quadro era de abandono, o que exigiria um grande investimento em obras, o que seria responsabilidade do Departamento de INfraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), órgão da Seinfra.

O secretário Antônio Batisto, no entanto, defende que a empresa não cumpriu com suas obrigações. Segundo ele, "[na licitação] está clara a responsabilidade da empresa vencedora em fazer a manutenção do terminal. Como ele não fez, mandei cancelar a conessão", explicou.
FONTE: ATARDE

quarta-feira, 22 de abril de 2009

MP pede a interdição do terminal marítimo de São Tomé de Paripe

O Ministério Público da Bahia (MP) pediu, através de uma ação civil pública, a interdição do Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe. O requerimento foi feito pela promotora de Justiça do Consumidor, Joseane Suzart, contra as empresas concessionárias Atlântico Consultoria e Serviços Ltda. e Sate Administradora e Serviços de Limpeza Ltda. e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba).

O terminal, de acordo com relatório de vistoria do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), apresenta infiltrações, corrosão excessiva, desplacamento do revestimento da escadaria, fissuras e rachaduras na laje de piso e vigas, deteriorização por desgastes mecânicos, ausência de iluminação em todo o perímetro do atracadouro, além de não possuir programa contra incêndio e pânico e nem acesso adequado aos portadores de necessidades especiais.

CHUVAS: Codesal registra 145 ocorrências nas últimas quinze horas

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou nas últimas 15 horas desta terça-feira (21), 145 ocorrências na capital baiana. Quatro imóveis desabaram, um no Engenho Velho de Brotas, na travessa da Amendoeira, um no bairro de Santa Cruz, na Jutahy Magalhães, um no Cabula VI na rua teódulo de albuquerque e outro no Comercio, na rua santos dummond, que teve a queda parcial da faixada.

Também foram registrados 10 desabamentos de muro: três na Federação e um no Cabula 6, Stiep, Imbuí, Nazaré, Itapuã, Calabar e Fazenda Grande 4. Além de sete quedas de árvores, 15 ameças de deslizamento, seis ameaças de desabamento de muro, 10 ameaças de desabamento de imóvel, e sete áreas alagadas. Já o número de deslizamentos de terra aumentou de 22 para 85.
A Codesal não recebeu notificação de vitimas dos engenheiros que vistoriarão as áreas.
FONTE: CORREIO

Vacinação contra gripe para idosos começa neste sábado

Começa neste sábado, 25, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe para Idosos em todo o país.
Na Bahia, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), via Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), em conjunto com os municípios, tem como expectativa vacinar 1,3 milhão de pessoas a partir dos 60 anos.
A população idosa terá à sua disposição 7,5 mil postos fixos e volantes, funcionando das 8h às 17h, em todo o estado, até 8 de maio.
No período da Campanha, também serão disponibilizadas as vacinas do calendário básico do idoso, como a dupla adulto (contra o tétano e a difteria). Além disso, será oferecida, de forma seletiva, a vacina contra o pneumococo para pacientes acima de 60 anos que estejam em abrigo, internados em hospitais ou em casas geriátricas.
FONTE: Atarde

CAOS: Cinco dias de chuvas fortes fazem prefeito pedir situação de emergência

O prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) trabalha para que seja decretado, ainda nesta quarta-feira, 22, situação de emergência em Salvador por causa da intensidade das chuvas que já chegam ao quinto dia na capital baiana. Ele se reuniu com técnicos e secretários para redigir o decreto encaminhado ao governador em exercício Edmundo Pereira. "O decreto só é válido se o governador do Estado reconhecer a necessidade da prefeitura", disse João.

Decretada a situação de emergência, a prefeitura de Salvador passa a ter direito de receber recursos do governo federal para obras emergenciais de reparos aos estragos da chuva. Segundo o prefeito, serão prioridade a contenção de 18 encostas, desobstrução de canais e atenção às áreas de maior risco na cidade. "Nós temos mais de 100 encostas precisando de trabalhos de contenção, mas elegemos aquelas prioritárias", completou o prefeito.
Morte e transtornos - Em mais um dia de fortes chuvas, um bebê morreu , vítima de um acidente na Rua Hamilton Sapucaia, na Gamboa, em Salvador. A menina Mirela Carine Conceição dos Santos, de apenas um mês e 11 dias, estava em casa no colo da mãe quando uma pedra rolou, quebrou o telhado do imóvel e atingiu sua cabeça, às 21h desta terça, 21. A morte foi confirmada nesta quarta, 22, no Hospital Geral do Estado (HGE).

Segundo informações da Defesa Civil, a mãe de Mirela, Carla Silene da Conceição, 29, e Wellingon Teixeira Santos, 26, também estavam na casa no momento do acidente e foram levados para o HGE. A mãe, que estava sentada no sofá com a filha, teve arranhões no braço.

A chuva que começou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 22, segue causando transtornos à população. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) vários pontos de alagamento comprometeram o trânsito nas vias da cidade.
Na Avenida Paralela, pontos de alagamento foram registrados em toda a extensão da via, que somados ao habitual tráfego de veículos, provocou trânsito intenso nos dois sentidos. O mesmo aconteceu na Avenida ACM,região do Iguatemi, próximo à loja Lar Shopping, com trânsito intenso também nos dois sentidos.
Entre a região do Estádio da Fonte Nova e ínicio da Avenida Bonocô o trânsito também ficou congestionado. Condutores tentavam seguir pela Ladeira dos Galés, Brotas, para fugir do congestionamento no sentido Iguatemi.
No Cabula, o órgão registrou pontos de alagamento na Avenida Silveira Martins, próximo ao supermercado BomPreço.Para quem saiu da Cidade Baixa, o tráfego esteve engarrafado na região da Feira de São Joaquim e do terminal do Ferryboat.
Segundo informações da Transalvador, a orla marítima pode ser utilizada como via alternativa, pois o trânsito fluiu melhor do que nas outras avenidas de acesso. O trânsito permaneceu tranquilo na BR-324.
Serviço :
Em caso de emergência ou acidente com vítimas a Transalvador atende pelo número 118.
A ligação é gratuita.
FONTE: Atarde

sexta-feira, 17 de abril de 2009

UTILIDADE PÚBLICA: Universitários oferecem ajuda para quem declara IR

Até o dia 30 deste mês, estudantes da Faculdade Dom Pedro II fazem, gratuitamente, a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2008 para os contribuintes que ainda não fizeram ou estão com dificuldade para declarar seus rendimentos.
O serviço está disponível na Praça de Eventos, Piso L1, do Shopping Center Lapa, de segunda a sábado, das 9h às 21h.
O trabalho será feito pelos alunos do curso de contabilidade, com a supervisão da coordenadora do curso, Professora Dionei Lessa.
Interessados em fazer suas declarações precisam levar a cópia da declaração do ano anterior, com recibo de entrega, informes de rendimentos e das despesas contendo a razão social e CNPJ das empresas e CPF das pessoas físicas, além dos dados bancários e de financiamento de imóveis e veículos de 2008.
FONTE: Atarde

PLATAFORMA: Estudantes protestam por falta de professores na rede estadual

Os estudantes secundaristas saíram mais uma vez às ruas da capital baiana para protestar contra a falta de professores nas escolas estaduais da Bahia. Nesta sexta-feira, cerca de 200 alunos fizeram uma manifestação no bairro de Plataforma, no começo da manhã.
De acordo com o presidente da Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas, Valmir Santos, baseado em estudos feitos pela Associação dos Professores (APLB), faltam 10 mil professores nas unidades de ensino da Bahia. Com 50 mil docentes ensinando na rede pública, faltam 5 deles em cada colégio, de acordo com Santos.
Os estudantes atribuem a falta de pessoal às contratações temporárias, feitas por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Para eles, a solução é a abertura de concursos públicos para a contratação definitiva de funcionários.
A situação atinge, de acordo com a Abes, diversos colégios da cidade, a exemplo do Central, Manoel Novaes, Odorico Tavares, Teixeira de Freitas e Severino Vieira, dentre outros.
O mesmo problema é verificado em cidades do interior, como Madre de Deus, Candeias, Camaçari, Alagoinhas e Juazeiro.

"Esse é um problema histórico. Há muito tempo, desde o governo do PFL, que temos esse problema, que continua com Wagner. Em algumas cidades do interior, existem escolas que não funcionam em alguns dias por causa da falta de professores. Mas a Abes e Une estão dispostas a lutar pela educacao na Bahia", destacou o presidente da Associação.

Os estudantes, inclusive aqueles que moram no interior do Estado, pretendem fazer outras manifestações nos próximos dias na Bahia. No dia 24 deste mês, eles vão participar também do protesto nacional dos professores pelo piso salarial da categoria.
FONTE: Atarde

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Correio* Surto de dengue na Bahia é destaque em jornal espanhol

de:
ANDRE ARAUJO
e-mail:
andrearaujo@andrearaujo.com.br
mensagem:
15.04.2009 - 15h29
Surto de dengue na Bahia é destaque em jornal espanhol

O surto de dengue que atinge cerca de 70% dos municípios da Bahia desde o início do ano ganha repercussão na imprensa internacional. A versão online do jornal espanhol 'El País' publicou nesta quarta-feira (15) uma reportagem sobre a gravidade da doença 'em um dos principais destinos turísticos do Brasil, que conta com milhares de praias paradisíacas'.

Com o título 'Bahia está castigada pela dengue', a publicação destaca que o estado 'sofre a maior epidemia de dengue de sua história' e faz uma comparação com o Rio de Janeiro, estado brasileiro mais afetado pela doença em anos anteriores.

'No ano passado, os casos de dengue detectados em todo país foram 120.570, os quais 36% se concentraram no Rio. O total de mortes no Brasil havia sido 50, enquanto na Bahia, somente em três meses, houve 38 mortes', relatou.

Durante o mês de março, o avanço de surto de dengue no estado já havia sido notícia na imprensa portuguesa.


Diário espanhol diz que dengue já atingiu um dos principais destinos turísticos do país

Balanço
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado Bahia (Sesab), até a última semana de março, foram notificados 45.683 casos da doença em todo estado. Já foram registrados 875 casos suspeitos das formas graves da doença em 105 municípios. Destes, 328 casos graves foram confirmados em 57 municípios.

Entre os casos graves, 38 óbitos foram confirmados, dos quais 22 foram em menores de 15 anos e 16 em maiores de 15 anos. Além disso, há outros 41 casos de mortes suspeitas da doença em análise. Ano passado, 15 mortes foram provocadas pela dengue no estado.

Veja também
70% dos municípios baianos já notificaram casos de dengue