quarta-feira, 29 de abril de 2009

Se prepare: amanhã deve voltar a chover na cidade

As chuvas, que deram uma trégua à capital baiana nos últimos dias, devem retornar com força total a partir desta quinta-feira (30), segundo previsão do 4º Distrito Regional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com o objetivo de amenizar os impactos da chuva, por meio da conscientização da população, a Defesa Civil de Salvador visitou durante todo o dia de ontem a Estação de Transbordo do Iguatemi.

Quem estava no local recebeu da equipe da Codesal o folder da Operação Chuva 2009, panfletos contendo informações necessárias à identificação de ameaças associadas à chuva e noções de prevenção contra doenças, além da cartilha direcionada para crianças e adolescentes, intitulada "Defesinha e sua comunidade". Esta iniciativa já foi realizada na Estação Pirajá e ainda irá beneficiar a Estação Ferroviária de Salvador, localizada na Calçada e também o Elevador Lacerda.

A cartilha foi bolada no formato dos quadrinhos, justamente com o intuito de chamar a atenção da criançada. De acordo com Osny Santos, subsecretário da Codesal, a conscientização é peça fundamental para que um dia Salvador se torne sustentável, do ponto de vista ambiental. "Nós temos que trabalhar pensando não somente no agora, mas, também no futuro. As gerações atuais estão repetindo os mesmos erros das anteriores com relação à prevenção de acidentes por conta das chuvas. O trabalho voltado para a conscientização das crianças é a melhor maneira de garantir um futuro melhor", salienta.

A previsão do Inmet é que as chuvas caiam de maneira moderada a forte na quinta e também na sexta-feira. Até o momento, Salvador acumula um índice pluviométrico de 462,2 milímetros, contrariando os cálculos do Inmet, que previa 326,2 milímetros para todo o mês. Apesar de ser uma grande diferença, a meteorologista do órgão, Cláudia Valéria Silva, afirma que estes dados não são uma surpresa quando se trata do mês de abril: "Em 2006, o índice registrado foi de 587,4mm e há 13 anos, em 1996, a média alcançada foi de 758,6mm", conta. Durante este final de semana, a população vai poder contar com a assistência de engenheiros, assistentes sociais, operadores de rádio, telefonistas e o todo o pessoal de apoio, que vai permanecer em plantão, por conta da Operação Chuva 2009. O cidadão que quiser fazer uma ocorrência pode ligar para o número 199, a qualquer hora do dia ou da noite. As ligações podem ser originadas inclusive de telefones públicos, sem o uso do cartão. O atendimento é feito também na sede da Codesal, situada na Avenida Mário Leal Ferreira, mais conhecida como Bonocô.

Os temporais que se abateram sobre Salvador, principalmente na última semana, causaram grandes estragos e resultaram em tragédia. A Codesal recebeu, somente neste mês, 1585 solicitações. Segundo informações do órgão, foram registrados 563 deslizamentos de terra, 39 desabamentos de imóveis, 41 de muros, além de 57 alagamentos.

Exatamente 58 árvores e galhos caíram na cidade, um deles sobre a senhora Gertrudes Pereira, 91 anos, que sofreu um corte profundo na cabeça e precisou ser internada no Hospital Geral do Estado (HGE).

As chuvas ainda deixaram 14 vítimas, uma delas fatal. A bebê Mirela dos Santos, que tinha apenas um mês e 11 dias, foi atingida por uma pedra que rolou da encosta e quebrou o telhado da casa em que residia, no bairro da Gamboa de Baixo. A criança não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Por conta do estado de emergência decretado em Salvador, desde o último dia 22, a Codesal recebeu um reforço de 22 engenheiros, oriundos de outros órgãos municipais que lidam com emergências, a exemplo da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo Município (Sucom).

A Operação Chuva conta, agora, com um efetivo de 142 profissionais. Conforme o subsecretário, esta ajuda foi fundamental e veio na hora certa: "As outras chuvas que caíram deixaram o solo encharcado. O sol que apareceu nos últimos dias não foi suficiente para secar a terra. Por conta disso, as chuvas que virão podem trazer muito mais problemas para a cidade, pois o risco de deslizamentos é maior", alerta.

Com a trégua dada pelas fortes chuvas que durante uma semana castigou a Capital, a Prefeitura iniciou a recuperação das ruas e avenidas que tiveram a pavimentação danificada. Uma das avenidas que tiveram as obras iniciadas, a Via Regional, principal acesso aos bairros da região de Cajazeiras, deverá ser inteiramente liberada ao tráfico até a próxima quinta-feira, segundo os técnicos da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). "Nesse primeiro momento os trabalhos vão se concentrar nos corredores de tráfego, priorizando as vias de escoamento dos transportes coletivos", explicou o superintendente da Sucop, Luciano Valadares.

Desde sábado, quando houve a estiagem das chuvas, as equipes de manutenção da Sucop iniciaram a operação de recuperação das ruas e avenidas. Entre as vias que até ontem já haviam sido recuperadas estão a Paralela, Dom João VI e o Túnel Américo Simas. No caso da Via Regional, a Sucop teve que aguardar a conclusão dos trabalhos de restauração da rede de água, pela Embasa, para iniciar a recuperação da rede pluvial e, posteriormente, da pavimentação da avenida. A via está interrompida desde o último domingo, quando uma grande infiltração de água causada pela forte chuva provocou o rompimento da rede fluvial e de um bueiro ármico (uma estrutura metálida que faz a junção das redes pluviais), resultando no aprofundamento do terreno.
FONTE. TRIBUNA

Nenhum comentário: