quarta-feira, 1 de abril de 2009

MAIS AUMENTO: ÁGUA SOBE 14,33% A PARTIR DE 1° DE ABRIL

A partir desta quarta-feira (1º), a tarifa de água distribuída pela Embasa terá um reajuste médio de 14,33%, passando para R$2,075 a tarifa média para cada m³ consumido.

O aumento, autorizado pela Comissão de Regulação dos ServiçosPúblicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Coresab), agência reguladora, vai variar de 1,47%, para usuários enquadrados na categoria industrial que gastarem até 10m³ (consumo mínimo) de água por mês, até 58,18%, para clientes residenciais da classe social (beneficiários do Bolsa Família) que consumirem acima de 60m³/mês.

“A filosofia desta revisão tarifária (que acontece a cada quatro anos) é sinalizar para o usuário que ele precisa ser racional. Por isso, optamos pela progressividade das tarifas na categoria residencial, de modo que, quanto mais ele gastar, maior será o percentual de reajuste”, afirma o comissário geral da Coresab, Raimundo Filgueiras.

Ele explica que, na verdade, o percentual médio de reajuste será de 22,88%, sendo que o resíduo será dividido nos três anos seguintes, sendo aplicados novos aumentos, de 2,49%, em 2010, 2011 e 2012.

Para Filgueiras, a proposta da Embasa foi aprovada, uma vez que ela foi considerada compatível com os investimentos de universalização de água e saneamento básico.

“O governo está injetando R$1,9 bilhão para a expansão da rede de água e esgoto, em cerca de 270 municípios baianos. A contrapartida da Embasa é 10% deste valor”, justifica.

Apesar da aprovação do reajuste médio não linear, a Coresab fez algumas ressalvas na proposta da concessionária. “Dentre eles, a diminuição do percentual de reajuste na faixa de consumo até 10m³ das residenciais ‘normal’ e ‘veraneio’, originalmente de 69,64% para 14,73%”, pontua.

Outro procedimento alterado pela reguladora foi evitar o reajuste de 0% ou a diminuição de tarifas em quaisquer das categorias, subcategorias e faixas de consumo, exceto para os usuários não medidos e para a categoria pública.

Nenhum comentário: