terça-feira, 31 de março de 2009

Dengue: condições climáticas podem aumentar número de casos em abril

O forte período de chuvas entre os meses de abril e junho podem aumentar o número de casos de dengue no estado. De acordo com Juarez Dias, coordenador da Vigilância Epidemiológica do estado, o mosquito aedes aegipty, transmissor da doença, se desenvolve em ambientes quentes e úmidos e se o período de chuvas vier acompanhado de intervalos de sol poderá haver crescimento de casos.

“O período de maior incidência de dengue é entre dezembro e março, por ser um período de calor e chuvas. Temos que torcer para, se chover, as chuvas sejam torrenciais, o que impede a ação do mosquito, pois ele não consegue se reproduzir nem voar com muita chuva”, ressaltou Juarez. Contudo, ele faz um alerta “apesar das fortes chuvas afastarem um pouco a dengue, temos que ficar atentos ao avanço da leptospirose nesse período”.

A meteorologista Cláudia Valéria Silva, 4º Distrito de Metereologia do Instituto Nacional de Meteorologia/Bahia, ressalta que, historicamente, o período de abril até junho apresenta tempo nublado e frequencia maior de chuvas, mas com incidência de sol forte.

Lorene Pinto, superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), informa que a chuva acrescenta risco à situação da doença no estado, pois serve para “hidratar” os ovos depositados pela fêmea do mosquito nos criadouros. Até a terceira semana de março, segundo dados divulgados ontem pela Sesab, em todo estado, já foram notificados 32.306 casos da doença contra 7.975 registrados no ano passado. A dengue já provocou 29 mortes e outras 68 de pessoas morreram com sintomas da doença estão sendo investigadas pelo Lacen (Laboratório Central Gonçalo Muniz).
FONTE: www.correio24horas.com.br

Farmácia é fechada no Subúrbio com remédios vencidos

Uma farmácia foi fechada nesta terça-feira (31), no Subúrbio Ferroviário, por fiscais da Vigilância Sanitária e representantes do Conselho Regional de Farmácia. A fiscalização flagrou a unidade em funcionamento no bairro do Lobato com remédio vencido, sem farmacêutico de plantão e sem alvará de funcionamento.

“Toda farmácia tem que ter uma placa com o nome da farmácia, CNPJ, inscrição estadual ou municipal, número do alvará sanitário e o nome do farmacêutico responsável”, explicou Eliana Fiais, coordenadora da Vigilância Sanitária.

Foram lavrados dois autos, um de apreensão dos medicamentos vencidos e outro de interdição. No final, a farmácia foi fechada e as portas lacradas. Outras unidades ainda serão fiscalizadas na capital nesta semana.

(Com informações da TV Bahia)

quinta-feira, 26 de março de 2009

No terceiro dia de greve, vigilantes protestam e congestionam a cidade

Quem precisa se deslocar no trânsito em Salvador nesta tarde de quinta-feira (26) precisa de paciência para enfrentar o engarrafamento nas principais vias da região do Iguatemi e Pituba. Cerca de dois mil vigilantes fizeram uma passeata saindo da Avenida ACM, em direção às avenidas Bonocô e Tancredo Neves.

O protesto terminou por volta das 16h30, nas proximidades do edifício Salvador Trade. Segundo a Transalvador (Superintendência de Transito e Transporte de Salvador), o fluxo de veículos ficou congestionado nas avenidas Bonocô, Vasco da Gama, Heitor Dias, Magalhães Neto e Manoel Dias da Silva.

Além disso, o fluxo de veículos também ficou parado na Rótula do Abacaxi, Iguatemi e no Lucaia. Segundo a Transalvador, o ideal, neste momento, segundo a Transalvador, é que os motoristas utilizem a avenida Paralela no sentido Aeroporto/Centro.

PROTESTO - Os vigilantes fazem a passeata em protesto ao reajuste salarial de 6,35% e ganho real de 12%. A greve da categoria completa nesta quinta-feira (26) o seu terceiro dia.


Greve completou o terceiro dia nesta quinta-feira

De acordo com o presidente do Sindicato dos Vigilantes da Bahia (SindVigilantes), José Boaventura, por onde passam, os manifestantes tentam convencer os vigilantes a aderirem à greve e, com isso, diversos estabelecimentos comerciais fecharam as portas.


Manifestantes realizaram um apitaço nas ruas da cidade


Vigilantes entraram em bancos e lojas e convocaram trabalhadores a aderirem à greve

BANCOS - O Sindicato dos Bancários da Bahia informou nesta quinta-feira (26) que enviou ofício à Polícia Federal e à Superintendência Regional de Trabalho e Emprego por conta da greve dos vigilantes. Segundo o diretor de imprensa do sindicato, Adelmo Andrade, algumas agências particulares de Salvador estão usando bancários para fazer a segurança das unidades.

'Eles não estão preparados para serem vigilantes, estão se expondo e expondo também os clientes das unidades. Nós pedimos que os órgãos responsáveis tomem providências contra esse desvio de função', afirmou.

Com a greve há três dias, as agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil permanecem sem atendimento nesta quinta-feira (26). Os terminais de auto-atendimento tiveram funcionamento normal. As demais instituições bancárias continuam funcionando apesar da greve dos vigilantes.


quarta-feira, 25 de março de 2009

Nossa Sopa no subúrbio de Salvador

Três mil pratos de sopa foram distribuídos para os moradores da Lagoa da Paixão, no bairro de Coutos, neste final de semana, durante o “Mutirão da Cidadania”. O programa “Nossa Sopa” fez parte das atividades realizadas no evento pelas Voluntárias Sociais da Bahia.
-----------------------------------------------------------
NOTA:
Que bom que a sopa está chegando, pelo menos durante comemorações... As voluntárias sociais deveriam visitar esta região com mais atenção, com mais tempo e ver de perto a pobreza e a necessidade dos moradores desta localidade. A visita tem que ser ampla, com uma equipe preparada para trabalhar e resolver o descaso e o abandono que muitos vivem. Falta tudo. A falta de creches infantis é a grande demanda das mães que vivem na comunidade e não podem trabalhar fora por que não tem com quem deixar os filhos pequenos. Não é com programas assistencialistas que as voluntárias sociais melhorarão o quadro do bairro, apesar de ser esta a função da "pasta" da mulher do Governador. Falta atitude, vontade política e não desfile de 1ª Dama, de óculos escuros e muitos seguranças para visitar esta parte da periferia de Salvador.

Taxa de desemprego na Região Metropolitana de SSA atinge 19,4%

A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Salvador (RMS) permaneceu em 19,4%, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego realizada pela SEI em parceria com o Dieese, Seade, Setre e UFBA, divulgada nesta quarta-feira (25).

Em relação a fevereiro de 2008, a taxa de desemprego total diminuiu 7,2% passando de 20,9% para 19,4% da População Economicamente Ativa. De acordo com a pesquisa, o contingente de desempregados em fevereiro foi semelhante ao de janeiro, 354 mil pessoas. Já o nível de ocupação da RMS manteve-se relativamente estável (-0,1%) e o contingente de ocupados foi estimado em 1.469 mil trabalhadores, 2 mil a menos do que em janeiro.

A Indústria gerou 5 mil novos empregos e o Outros Setores (que inclui Serviços, Domésticos, Construção Civil e Outras Atividades) abriu 4 mil novos postos. Entretanto, o Comércio demitiu 6 mil pessoas e o setor de Serviço outras 5 mil.

Em relação a ocupação, a pesquisa registrou estabilidade no emprego assalariado com 2 mil postos de trabalho. O número de autônomos cresceu (3 mil) e o de trabalhadores domésticos (4 mil), enquanto no agregado “Outros” que inclui os Empregadores, os Trabalhadores Familiares e os Donos de Negócios Familiares, entre registrou perda 11 mil postos.

Rendimento
O rendimento médio real reduziu-se para os ocupados (1,7%) e para os assalariados (1,1%). Os valores desses rendimentos foram estimados em R$ 964 e R$ 1.067, respectivamente.

Brasil
A taxa de desemprego em seis regiões metropolitanas do país registrou em fevereiro sua segunda alta consecutiva, segundo a pesquisa de emprego e desemprego (PED) divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em parceria com a fundação Seade.

De acordo com os dados, a taxa de desemprego, que foi de 13,1% em janeiro, aumentou a 13,9% no mês passado. O crescimento foi o mais intenso para o mês desde o início da série histórica, iniciada em 1998. Em fevereiro de 2008, o desemprego estava em 14,5%.

Nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal o contingente de desempregados foi estimado em 2,756 milhões de pessoas, ou seja, 136 mil a mais do que o registrado em janeiro deste ano.

Plano de habitação terá recursos de R$ 34 bilhões

O plano de habitação que o governo lança esta manhã prevê um aporte total de R$ 34 bilhões na construção de 1 milhão de casas. Desses, R$ 16 bilhões serão destinados à redução do déficit habitacional da população com renda familiar de zero a três salários mínimos.

A intenção do governo é construir 400 mil moradias para a população nessa faixa de renda, que pagará uma prestação mínima de R$ 50. A parcela deverá comprometer até 10% da renda pelo prazo de 10 anos. Essas famílias terão subsídio integral com isenção do seguro.

Para as famílias com renda entre três a seis salários mínimos, o pagamento da prestação prevê o comprometimento de até 20% da renda. O total de moradias para essa faixa também será de 400 mil unidades, com a previsão de investimento de R$ 10 bilhões. Para essa faixa de renda haverá aumento do subsídio parcial em financiamentos com redução dos custos do seguro e acesso ao Fundo Garantidor.

As demais 200 mil moradias serão destinas às famílias com renda entre seis e dez salários mínimos. Para essa faixa haverá estímulo à compra, com redução dos custos do seguro e acesso ao Fundo Garantidos.

Dados do IBGE mostram que 91% do déficit habitacional do país se concentram na faixa de renda entre zero e três salários mínimos.

(com informações da Agência Brasil)
-----------------------------------------------------------------------------------------
NOTA:
Tomara que as habitações que serão anunciadas venham de fato acontecer ainda no governo Lula. Visto que, os programas existentes já sairam do papel mas ainda não é realidade em algumas cidades do país. Aqui em Salvador, cito o exemplo da pobre praia de Tubarão, em Paripe. Lá, a obra é uma novela. Só não posso dizer que é novela das 20h porque não tem esta audiência toda, afinal, só quem vive o drama, quem acompanha de perto é quem sabe o quanto estão sofrendo. É um verdadeiro problema que a CAIXA não resolve e muito menos a Secretaria de Habitação.
Aquele condomínio, até a sua inauguração poderá aparecer nas páginas policiais a qualquer momento.
Em breve o MDS - Movimento em Defesa do Subúrbio apresentará uma matéria exclusiva sobre o caso aqui neste blog.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Aposta vencedora da Mega Sena foi feita em lotérica da Pituba

O novo milionário de Salvador, que ganhou R$ 3.671.709,67 no sorteio desde sábado (21), fez a aposta na casa lotérica 'Pat’s loteria' localizada na rua Balneário no bairro da Pituba, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (23) pela Caixa Econômica Federal, responsável pelo concurso.

Ainda segundo a instituição o vencedor ainda não retirou o prêmio. O prazo para que o resgate do valor seja feito em até 90 dias contando a partir do dia do sorteio.

Você é o sortudo? Confira as dezenas sorteadas:

18 - 20 - 24 - 45 - 51 - 57

Dengue pode já ter matado 62 pessoas no estado em 2009

Até a segunda semana de março, foram notificados 26.597 casos de dengue na Bahia, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (23) pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). 535 casos suspeitos do tipo grave foram registrados em 75 municípios. Destes, confirmaram-se 184 casos graves e 28 óbitos. Além disso, há 34 mortes suspeitas, quando se considera as mortes suspeitas notificadas. Caso sejam confirmados, o número de vitimas fatais provocadas pela dengue pode já ser 62. O número é quatro vezes maior que todos os óbitos provocados pela doença ano passado (15).

Jequié continua na liderança do número de casos da doença com 7378 notificações, 3 mortes confirmadas e outras oito em análise. Itabuna também já teve 11 casos de mortes notificadas, sendo que sete já foram confirmadas. A epidemia da doença na cidade já atingiu 4103 pessoas. Em Porto Seguro, já foram notificados e confirmados cinco óbitos.

Salvador tem cinco óbitos notificadosA capital já possuí cinco óbitos notificados como tendo sido provocado pela dengue. Destes três já foram confirmadas as mortes de Catharina Miranda da Silva, de 17 anos, que morreu com dengue hemorrágica no dia 12 de fevereiro, de Èstéfani Soares dos Santos, 8 anos, moradora do Engenho Velho da Federação, que faleceu no dia 13 de fevereiro e de Samuel dos Santos, morador do subúrbio, que morreu no dia 6 de fevereiro.
De acordo com o balanço da Sesab, até a segunda semana de março, outros dois óbitos foram notificados. Uma menina de 11 anos, que não teve a identidade revelada, moradora do bairro Rio Sena no Subúrbio Ferroviário, morreu no dia 14 de fevereiro ao chegar no Hospital João Batista Caribé.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as amostras de sangue da garota não foram coletadas porque ela já chegou sem vida ao hospital. Por isso, a análise da causa morte deve ser feita através da coleta realizada no Instituto Médico Legal no ato da perícia. Os dados do quinto óbito não foram divulgados pela SMS e Sesab.
Além disso, Salvador já tem 934 casos da doença notificados. Sendo 30 confirmados como o tipo grave e outros 38 ainda estão em análise no Laboratório Central.
Os outros óbitos confirmados foram em: Feira de Santana (1), Floresta Azul (2), Ibirataia (1), Ipiaú (1), Itabela (1), Itapetinga (1), Simões Filho (2) e Ubaitaba (1).
Fonte: www.correio24horas.com.br

sábado, 21 de março de 2009

Boa sorte: Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado (21)

Caixa Econômica Federal irá sortear o prêmio de R$ 3 milhões no sorteio deste sábado (21) pelo concurso da Mega-Sena. O sorteio ocorre em Umuarama (PR), às 20h e as apostas podem ser realizadas até às 19h.
Na mesma noite, a Lotomania pode pagar R$ 500 mil para quem acertar as 20 dezenas. Para os apostadores da Quina, o prêmio estimado é de R$ 1,3 milhão.

Motorista perde a direção e carro invade quintal na Suburbana


Um motorista não identificado perdeu o controle de seu carro e invadiu o quintal de uma residência por volta das 8h deste sábado, 21, na Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), em Salvador. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transportes do Savador (Transalvador), o condutor fugiu. O veículo, uma Parati com placa do Rio de Janeiro, encontra-se no local à espera de um guincho. Ninguém ficou ferido.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Dengue: focos são encontrados em ferros velhos na Suburbana

Após diversas notificações da Transalvador (Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador), donos de lojas de sucatas retiraram nesta sexta-feira (20) os produtos que impediam a passagem de pedestres na avenida Suburbana.
Além de impedir a passagem dos pedestres - por ocupar as calçadas – os produtos serviam de locais de proliferação de doenças. Durante a fiscalização, agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encontraram diversos criadouros do mosquito da dengue dentro das sucatas.

Dezenas de carros velhos foram retirados do local com a ajuda de um guincho da Transalvador e foram encaminhados para o pátio do órgão. Há um mês os donos das lojas mecânicas e oficinas receberam a última notificação, mas só hoje resolveram cumpri-la com a presença dos fiscais de trânsito.

Google adiciona ferramenta que permite cancelar e-mail já enviado

O Google adicionou a algumas contas do Gmail (sobretudo em inglês) ferramenta que possibilita ao usuário cancelar a entrega de uma mensagem até cinco segundos após ela ter sido enviada.
É o botão 'undo' (em inglês, 'desfazer'), para ser usado pelo usuário que lembra que o e-mail ficou sem um anexo ou que a mensagem foi enviada para a pessoa errada.

Em seu blog oficial, o Gmail anunciou que a ferramenta faz parte da nova 'aba' que compõe as configurações do e-mail, chamada 'Labs'. Este espaço serve para colocar todas as novidades que estão sendo experimentadas antes de integrarem 'oficialmente' o serviço de e-mail.

Ali, o usuário pode ativar o que quiser provar entre mais de 20 ferramentas. Para fazer a alteração, o internauta deve entrar no Gmail, clicar em 'configurações' e mudar a opção 'língua' para inglês (tanto faz se a escolha for por Estados Unidos ou do Reino Unido).
Fonte: Folha OnLine

Confiança no presidente Lula recua para 74%

A confiança no presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuou de 80% em dezembro de 2008 para 74% em março, segundo revelou a pesquisa CNI/Ibope, divulgada hoje. Por outro lado, subiu de 18% para 23% os entrevistados que afirmaram não confiar no presidente Lula. A pesquisa também indicou uma redução na percepção de que o atual mandato do presidente está sendo melhor do que o primeiro - caiu de 49% em dezembro para 41% este mês o número de pessoas que tem essa percepção.
Os entrevistados que consideram o atual mandato pior do que o anterior subiram de 11% para 18% enquanto que aqueles que consideram igual as duas gestões passaram de 39% em dezembro para 40% em março. A pesquisa foi realizada de 11 a 15 de março e ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.
Fonte: CNI/Ibope

Transalvador divulga balanço da Lei Seca

A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) realizou operação de controle de alcoolemia (Lei Seca) com os condutores de veículos de Salvador, na quarta-feira (18).

Na operação foram abordados 174 condutores. Destes, cinco apresentaram quantidade de álcool inferior a 0,30mg por litro de ar expelido e foram autuados administrativamente (multa de R$ 957, retenção da CNH, retenção do veículo). Nenhum dos condutores apresentou quantidade de álcool igual, inferior ou superior a 0,30mg por litro de ar expelido.

Sete veículos foram removidos por motivos diversos, recolhidas 11 carteiras de habilitação e foram lavrados 10 autos de infração referentes à Lei Seca e outros 20 de diversas naturezas.

Balanço

O acumulado em março de 2009 é o seguinte: 2.334 abordagens; 34 punições administrativas (multas de R$ 957, retenção do veículo e da CNH); 19 crimes de trânsito (álcool = ou acima de 0,30mg); 61 veículos removidos; 111 CNHs retidas; 98 autos de infração à Lei Seca e 230 autuações diversas.
Fonte: Ascom Transalvador

Lula em Salvador na próxima semana

O presidente Luís Inácio da Silva vem a Salvador na próxima semana, quando participa de dois eventos.

Na segunda (23), o evento é promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). O presidente Lula, o governador Jaques Wagner, o ministro Guilherme Cassel e outras autoridades tratam do programa Territórios da Cidadania. O evento acontece no Teatro castro Alves, às 16h.
Já na terça (24), Lula participa na 1ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, no Centro de Convenções da Bahia, que conta com a participação dos governadores do Nordeste e do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.
Fonte: Agecom

quinta-feira, 19 de março de 2009

Ônibus adaptados

O sistema de transporte urbano de Salvador tem prazo até 2014 para fazer as adaptações e se adequar à Lei federal segundo a qual 100% da frota nacional de ônibus deve atender aos requisitos de acessibilidade dos usuários de ônibus. No âmbito do município, a Lei Orgânica exige, desde já, que os ônibus soteropolitanos tenham 5% da frota adaptada. Atualmente, Salvador conta com quase três vezes mais do que o exigido pela Lei Orgânica, com um total de 343 ônibus dotados de elevador para pessoas deficientes, equivalendo a 13,9% da frota da capital baiana.

De acordo com a diretoria de Transportes da Superintendência de Trânsito e Transportes do Salvador (Transalvador), desde novembro de 2008, todos os ônibus fabricados no Brasil já estão dotados dos requisitos de acessibilidade. Os ônibus encomendados a partir daquela data já virão prontos para o acesso dos deficientes, não havendo mais a necessidade de adaptação.
Fonte Tribuna da Bahia

Cidade Baixa


Duas obras que serão iniciadas ainda este mês vão solucionar dois pontos considerados críticos para o escoamento do trânsito na Cidade Baixa. O primeiro, na Avenida Oscar Pontes, em frente à Feira de São Joaquim, e o segundo, nas imediações do Viaduto dos Motoristas, à altura do local denominado Feira do Rolo, na Baixa do Fiscal. De acordo com o secretário de Transporte e Infraestrutura, Almir Melo Júnior, as obras vão garantir uma melhor fluidez do trânsito, em áreas de grande volume de tráfego.

Na Avenida Oscar Pontes, a intervenção será no sentido de criar um recuo no canteiro central, em frente à Feira de São Joaquim, permitindo a construção de um ponto de parada com área suficiente para atender a 14 ônibus. Na avaliação dos técnicos da Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin), a obra elimina a principal causa para a lentidão do tráfego naquela área, nos momentos de pico.
Fonte Tribuna da Bahia

BRASIL - Lula sanciona lei que torna airbag obrigatório

O presidente Lula sancionou a lei que torna obrigatório o airbag frontal para motorista e passageiro em carros novos. A medida vale também para importados zero quilômetro. A inclusão do equipamento de proteção seguirá um cronograma de adaptação a ser definido pelo Conselho Nacional de Trânsito.
(As informações são do Bom Dia Brasil).

BRASIL - Ninguém acerta na Mega-Sena e prêmio vai a R$ 3 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas nesta quarta-feira (18) pela Caixa Econômica Federal para o concurso 1.057 da Mega-Sena. A estimativa de prêmio para o próximo concurso é de R$ 3 milhões. Os números sorteados foram:

02 - 03 - 04 - 15 - 49 - 59.

De acordo com a Caixa, 46 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 18.772,07. Outras 3.923 apostas acertaram quatro números e cada uma vai receber R$ 220,12.

POLÍTICA - TSE cria projeto para eleitor votar em qualquer cidade

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, apresentou hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um projeto que permitirá a todos os eleitores votarem em qualquer cidade que estiverem no dia da eleição. Por meio de um cartão eletrônico, com chip e informações digitais, o eleitor não precisará justificar o voto.

Atualmente, o TSE possui informações biométricas de 43 mil eleitores de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rondônia. A meta é ampliar para 4 milhões ainda neste ano. O presidente do TSE pediu a Lula uma verba de R$ 250 milhões neste ano para a compra de 100 mil urnas adaptadas para o novo processo, que seriam as urnas biométricas, que reconhecem o eleitor pela digital.
Ele estima que na eleição de 2014 mais de 130 milhões de eleitores, praticamente a totalidade do eleitorado brasileiro, já votarão por esse processo. Ayres Britto explicou que o chip poderá incluir também dados da carteira de identidade, da carteira de motorista, da carteira previdenciária e outros documentos do brasileiro. "É uma revolução. É espetacular", avaliou.

O presidente Lula demonstrou entusiasmo com a proposta, segundo relato de Ayres Britto, pois trata-se de "colocar a informática a serviço do processo eleitoral, da ética, da democracia e do combate ao crime e à fraude." O presidente do TSE observou que a Polícia Federal já trabalha num projeto de registro único e que o TSE fará um convênio com a PF para agilizar e facilitar a mudança. "Isso significa mais um passo para a autenticidade do processo democrático", disse.

POLÍTICA - E Nós? Brasil doa à Bolívia 10 toneladas de pesticida para combate à dengue


O governo está transportando para a Bolívia, nas asas da FAB, dez toneladas do praguicida Temefós, para combater o mosquito da dengue no país do companheiro Evo Morales. Já para a Bahia infestada...

Mais de 31 mil famílias baianas deixam de receber Bolsa Família

Mais de 31 mil famílias baianas, mais exatamente 31.569, foram descadastradas do Programa Saúde da Família pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), entre outubro de 2008 e fevereiro de 2009 e não mais receberão o auxílio do governo. No Brasil todo, mais de 400 mil benefícios foram cancelados. Em São Paulo, mais de cem mil famílias perderam o benefício. Segundo informações do órgão, o corte do benefício aconteceu devido à falta de atualização de dados cadastrais.

A exclusão de beneficiários ocorreu depois que a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS identificou inconsistência na renda declarada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com a informada na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2006, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A comparação entre as duas bases de dados apontou evidências de que a renda de 622.476 beneficiários estava acima do perfil do programa. Eles tiveram os benefícios bloqueados em setembro de 2008. Os municípios e as famílias envolvidas com a ação - que incluiu ainda a população atendida pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) - tiveram prazo até dezembro para atualizar o cadastro e mostrar aquelas que, de fato, atendiam ao critério do Bolsa Família: renda mensal per capita de até R$ 120.

A cada cancelamento, uma nova família cadastrada que se enquadra no critério é incluída no Bolsa Família. Para começar a receber o benefício em março, por exemplo, foram selecionadas 208 mil famílias.
Fonte ATARDE

VAGAS DE ESTAGIOS PARA O ENSINO MEDIO. APROVEITE!

Candidatos deverão ligar APENAS para (71) 3113-2169/2168. Caso não consiga informação por telefone, comparecer diretamente em nosso escritório na Av. Tancredo Neves, 1222, Ed Catabas Tower, s/103 (Ao lado do Banco Itaú).

A Soul RH tem a seguinte vaga de ESTÁGIO disponível:

CÓDIGO DA VAGA - 01 CSF - ESTÁGIO
(Cursos: Cursando do 1° ao 3° ano do Ensino Médio)

FUNÇÃO - TELEMARKETING

CARGA HORÁRIA - Das 08:00h às 14:00h de segunda à sexta.

BENEFÍCIOS:
Bolsa auxílio: R$ 340,00 + VT + Seguro de vida/acidentes pessoais.

Perfil - Ter conhecimento em informática. Sexo masculino.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Mototaxistas protestam contra falta de legalização da profissão




Cerca de 300 motociclistas sairam do Largo do Retiro e chegaram à Praça da Piedade em protesto pela regulamentação da profissão de mototáxi em Salvador. Da praça, eles irão para a Câmara de Vereadores, onde pressionarão os parlamentares para a legalização da atividade.

Segundo Henrique Baltazar, presidente da Associação dos Motociclistas do Estado da Bahia (SindMoto), os agentes de trânsito apreendem as motocicletas e multam os profissionais. 'Nós só estamos pedindo para trabalhar, de forma legal. É nosso o direito', protesta Baltazar.

O SindMoto estima que existam dois mil motociclistas em Salvador e a área de atuação, principalmente, é nós bairros periféricos.'Em tempo de desemprego, a profissão é uma alternativa de renda para os trabalhadores, mas a prefeitura prefere prender nossas motos', comenta o vice-presidente do SindMoto, Jerônimo Ferreira. Segundo ele há mais de quatro anos, o SindMoto apresentou uma proposta ao executivo municipal, mas até hoje não tiveram um retorno.


------------------------------------------------------------------------------

NOTA: Vale ressaltar alguns pontos sobre a questão do serviço de mototáxis nos bairros - Para os moradores da região periférica da cidade, a legalização dos mototaxis é de supra importância, visto que muitos moram em locais onde a criminalidade assola e impõe o medo a partir de determinados horários, principalmente para as mulheres, por isso, faz-se necessário o serviço. Podemos citar também que a baixa qualidade dos serviços de transportes nestas regiões, notadamente nos finais de semana, pode ser um outro fator para a tal legalização. Outro fator é bastante relevante, porém, os órgãos devem ter muito cuidado no trato da questão e a comunidade, idem. Você se sente seguro em ser transportado por qualquer mototaxista? como será a fiscalização para o serviço nos bairros? quem fará a regulação do setor? quem ditará os valores? qualquer motociclita com moto poderá fazer o serviço?

Sabemos que o sindicato tem a sua proposta e que quem desfaz o processo, jogando contra a legalização, com certeza, são os empresários do transporte coletivo da nossa cidade que certamente, sentem-se ameaçados.

A proposta é excelente, merece estudo e empenho por parte da prefeitura, que alegará custos na criação de outro órgão ou setor para tal. Os úsuários agradecerão, pois muitos chegam bem nas suas casas graças a este serviço.
Por André Araújo

Agentes da Transalvador resolvem suspender a greve

NOTA: Muitos afirmam que o trânsito na cidade melhora quando a antiga SET (hoje Transalvador) entra em greve. O pior é que também observei isto nestes últimos dois dias. Alguns jornalistas das rádios brincaram pedindo ao prefeito que extiguisse o órgão. E você, o que achou da greve? Para o subúrbio, pouca diferença faz pois é ruim a gente ver um carro da SET na região, só em caso de acidentes, e com vítima viu... (então, melhor que não tenha acidentes!) A SET tem faltado ao subúrbio até quando é preciso fechar o trânsito para eventos públicos.
-------------------------------------------------------------------------------
Os agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) resolveram suspender a greve nesta quarta-feira (18). A decisão foi tomada após assembleia da categoria que terminou por volta das 17h.
Os agentes estavam em greve desde a última segunda-feira (16). A principal reivindicação dos servidores sobre a carga horária diária foi atendida. 'Os agentes vão continuar trabalhando seis horas diárias e não, oito como previa a alteração', ressaltou Edvandro Velame, um dos membros da comissão de negociação da Astram (Associação dos Servidores de Transporte e Trânsito do Município ).
A escala de trabalho no fim de semana também foi mantida normalmente e os agentes serão remunerados. Velame explicou que ainda não está definido como as horas de trabalho serão pagas. 'Não sabemos se serão pagas 100% das horas extras ou por operações'.
Outras reivindicações como o pagamento em dia do vale-refeição e do plano de saúde também foram atendidos. 'Vale ressaltar que caso os acordos não sejam cumpridos, a categoria pode voltar a greve', disse Velame.
A Procuradoria Geral do Municipio de Salvador (PGMS) será consultada acerca das escalas de serviço de final de semana e feriados e após isso haverá uma nova reunião entre o sindicato e a patronal para acertar os últimos detalhes.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Eleitor que não votou pode ter título cancelado


Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições devem ficar atentos: falta pouco mais de um mês para que a regularização do documento seja feita, caso contrário os eleitores poderão ter os títulos cancelados O prazo final é 16 de abril. Na Bahia, 37.302 eleitores (0,4% do total) estão nesta situação. O prazo foi determinado pela Resolução 22.986, editada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em dezembro do ano passado.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia montará esquema especial para atendimento ao público na reta final da atualização do cadastro, mas já conclama os eleitores a regularizarem a sua situação. A Central de Atendimento ao Público (que funciona na sede do TRE-BA, no CAB) e os postos da Justiça Eleitoral nos SACs já incrementaram o número de servidores para atendimento ao eleitor.
Para se certificar da situação do título, os eleitores podem acessar o site do TSE que disponibiliza um link com tal serviço. A consulta por meio do número do título ou do nome tem como objetivo auxiliar os eleitores com o documento em situação irregular. Vale ressaltar que cada turno equivale a uma eleição.
O cancelamento das inscrições daqueles que não sanarem sua pendência começa no dia 30 de abril. O eleitor também pode entrar em contato com o seu cartório eleitoral que já possui a lista com os nomes de quem está com o título passível de cancelamento. Em caso positivo, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral para regularizar a situação.
O eleitor que tiver o título eleitoral cancelado não pode se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública ou neles tomar posse.
Não pode ainda receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza.
Além disso, o eleitor em falta com a Justiça Eleitoral é proibido de participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios, ou das respectivas autarquias.
Ele também não pode obter empréstimos em autarquias, sociedades de economia mista, nos institutos e caixas de Previdência Social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.
O cancelamento do título eleitoral impede ainda que ele obtenha passaporte ou carteira de identidade ou renove matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Fica proibido ainda de praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
Os eleitores que não comparecerem ao cartório eleitoral de sua cidade para regularizar a pendência estão sujeitos à multa. Não estão sujeitos ao cancelamento aqueles que não votaram, mas cujo voto é facultativo.
FONTE: A TARDE

domingo, 15 de março de 2009

CALAMIDADE: Dengue, a falta que a prevenção faz.


Já passou dos limites a situação da dengue na Bahia e, o que é mais preocupante, de nada têm adiantado as ações de emergência adotadas nos últimos dias, pois que o quadro parece ter fugido do controle das autoridades de saúde do Estado. Pessoas já internadas nos hospitais continuam morrendo e centenas de outras contraem a doença a cada dia, sem que os esforços anunciados pela Secretaria de Saúde e pelas prefeituras surtam efeito positivo. Já são mais de 15 mil casos registrados oficialmente este ano (e sabe-se que há uma quantidade enorme de casos que não são notificados)
O problema todo é que a única coisa realmente eficaz contra a dengue é a prevenção. Ações emergenciais não resolvem nada a curto prazo e as pessoas que já contraíram o tipo mais grave da doença ficam realmente correndo muito risco de morte, fato comprovado pelas 40 vítimas que já morreram com suspeita de dengue hemorrágica, de 123 pacientes com este tipo diagnosticado em exames clínicos.
E não é por falta de aviso que a situação chegou a este ponto. Várias matérias publicadas em jornais baianos no segundo semestre de 2008 já alertavam para o risco de um surto de dengue, caso não fossem intensificados os esforços para o combate ao mosquito transmissor da doença. Municípios como Itabuna já vêm sendo apontados há vários meses como propensos a uma epidemia de dengue.
Minha mãe costumava dizer que "quem não ouve cuidado ouve coitado". Este é um caso típico, para tristeza e dor de muitas famílias baianas.


Por Paixão Barbosa - Agência ATARDE

SAÚDE: Outra vítima do aedes aegypti morre no HGE

Estéfanie Soares dos Santos, 8 anos, pode ser a terceira vítima da dengue hemorrágica deste ano em Salvador, a 16ª na Bahia. Ela estava internada no Hospital Geral do Estado (HGE), desde quarta-feira, e faleceu na madrugada de sexta-feira, dia 13.

Segundo o atestado de óbito, assinado pelo dr. Vladimir Matos Moreira, a causa da morte foi “desidratação, d. sanguínea, dengue hemorrágica”, mas a confirmação oficial só sairá em cerca de 10 dias, após exame no Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen). Estéfanie morava na Rua Sérgio de Carvalho, Vale da Muriçoca, Vasco da Gama.

Até a sexta, 13, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) confirmou apenas uma morte por dengue hemorrágica na capital: a do garoto Samuel Santos, de 5 anos, no último dia 6.

O pai de Estéfanie, o ajudante de serviços gerais Antônio Márcio Andrade, 27, disse a A TARDE que, na próxima segunda-feira, pretende entrar em contato com a Defensoria Pública para processar o Estado. Segundo ele, a menina não recebeu tratamento adequado nos dois lugares onde recebeu atendimento. Estéfanie começou a ter febre alta e dores no corpo no último sábado.

No mesmo dia, a menina foi levada ao 5º Centro de Saúde, onde foram receitados Dramin, contra enjoo, e Dipirona, para a dor, conforme receita assinada pelo 2º Ten. Médico Luís Washington Marinho, e foi liberada. Quatro dias depois, por volta das 19h, Estéfanie desmaiou quando ia à igreja com a avó e foi levada para a emergência do HGE. “Ela já chegou sem pulsação. Tiveram que fazer um corte na virilha dela para pegar a veia”, disse o pai da garota.

Ele conta que, às 2h, os médicos o autorizaram a ver a menina. “Ela estava cheia de manchinhas espalhadas pelo corpo, com os olhos virados, e tinha uma secreção verde saindo pelo nariz”, relatou. Às 4h, Márcio foi informado que a filha falecera.

O avô, o aposentado Jorge Alves Soares, com quem a menina morava, não se conforma: “Tenho 10 filhos e 12 netos e nunca perdi nenhum deles. Estou desgostoso da vida”. Estéfanie foi sepultada no cemitério Quinta dos Lázaros. Ela cursava a 3ª série na escola estadual Iacy Vaz Fagundes. “Ela já estava lendo”, suspira a avó, Rita de Cássia Martins. Desolada, a mãe, Silvana, 22, foi levada para o interior do Estado.

Diagnóstico – O relato do pai de Estéfenie sobre o atendimento que ela recebeu é semelhante ao descrito por parentes de Catharina Miranda da Silva, de 17 anos, que morreu também na madrugada do dia 12, esta na clínica São Marcos, na Graça. A despeito de o atendimento ter sido feito em unidade pública, no caso da primeira, ou privada, como a segunda, os relatos convergem para o mesmo ponto: a não detecção do diagnóstico imediato do quadro de dengue. Em ambos os casos, as garotas foram tratadas inicialmente como pacientes de virose.

“Diante de um surto de dengue, como acontece neste momento na Bahia, deve-se ter uma atenção maior aos casos suspeitos. Qualquer caso de febre, dor no corpo e na cabeça deve ser tratado como tal”, orienta o médico infectologista Fernando Badaró.

Segundo ele, o diagnóstico de dengue é relativamente fácil de ser obtido: por meio do hemograma (exame de sangue) e da prova do laço: “É só fazer o garroteamento no braço e esperar alguns minutos. Se aparecer pintas vermelhas na pele é certo que é dengue”.

O médico observa que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a complicação do quadro de dengue.

sábado, 14 de março de 2009

Confira as vagas de emprego do SIMM para segunda-feira (16)

O SIMM divulgou as vagas de emrpego disponíveis para a próxima segunda-feira (16). Os interessados deverão comparecer ao SIMM, na Av. Miguel Calmon, 382, Comércio ou no novo posto, na Praça da Mangueira, nº84, Cabula VI, das 8h às 17h.

É necessário levar carteira de trabalho, RG, comprovante de residência e de escolaridade. O atendimento é feito através do sistema de senhas, que são distribuídas a partir das 6h30. As vagas podem ser preenchidas ao longo do dia.

Fiscal de prevenção e perdas
2º grau, seis meses de experiência.

Supervisor de telemarketing bilíngüe
3º grau inc., seis meses de exp., inglês ou espanhol fluente, informática intermediária.
10 vagas

Instrutor em medicina do trabalho
2º grau, seis meses de exp., noções em sala de aula.

Vigilante - Camaçari
2º grau, seis meses de exp., curso de vigilante ou reciclagem atualizado.

Supervisor de segurança
2º grau, seis meses de exp., habilitação A ou B, residir no bairro da Garibaldi ou imediações.

Mecânico de máquinas pesadas
1º grau, seis meses de experiência.

Instrutor de educação física - estágio
3º grau inc., cursando Educação Física a partir do 3º semestre.

Gerente de apart hotel
3º grau em Adm., ou Hotelaria, seis meses de experiência.

Cumim
1º grau, seis meses de experiência.

Supervisor operacional
2º grau, seis meses de exp., habilitação B

Mecânico de ônibus
2º grau, seis meses de exp. com qualquer veículo pesado.

Engenheiro de produção
3º grau em Eng. de Produção ou Mecânica, seis meses de exp. com fundição e montagem em indústria metalúrgica.

Balanceiro de concreto
2º grau, seis meses de exp., informática básica.

Cozinheiro geral
1º grau, seis meses de experiência.

Barman
2º grau, seis meses de experiência.

Ajudante de mecânico de ar condicionado
2º grau, três meses de exp., conhecimento com ferramentas de refrigeração.

Pedreiro
1º grau, seis meses de exp. com andaimes ou balancinhos.

Alinhador de direção
1º grau, seis meses de experiência.

Arquivologista
3º grau, seis meses de exp., disponiblidade para trabalhar em Pojuca.

Gerente de restaurante – Lauro de Freitas
3º grau inc., seis meses de exp., cursando Adm., a partir do 2º semestre.

Podólogo
2º grau, seis meses de exp., conhecimento em massoterapia.

Encarregado de produção de marmoraria – Camaçari
1º grau, seis meses de experiência.

Supervisor de vendas no varejo
2º grau, seis meses de exp., conhecimento com materiais elétricos.

Rebobinador de motores elétricos
2º grau, seis meses de experiência.

Recepcionista atendente
3º grau inc., seis meses de exp., inglês fluente, a partir do 1º semestre em Adm. ou Secretariado.

Confira outras vagas no site http://www.simm.salvador.ba.gov.br/.

SineBahia divulga vagas de emprego para a próxima segunda (16)

O SineBahia divulgou as vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (26). Os candidatos interessados devem se dirigir a unidade central do SineBahia, situada na avenida ACM nº. 3359 – Edf. Torres do Iguatemi, ou aos postos do SAC.

É necessário portar CTPS, RG, CPF e comprovante de residência. Confira as oportunidades:

Açougueiro
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

Administrador trainee
Recém formado / disponibilidade para viagens
Atuar na área de auditoria da empresa
3º grau completo ADM ou Contábeis
01 vaga

Ajudante de açougueiro
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

Ajudante de carga e descarga de mercadoria
Trabalhar em Lauro de Freitas
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
25 vagas

Analista de laboratório de controle de qualidade
Análise de produtos/controle de qualidade de matéria prima
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

Assistente de fármacia
Conhecimento em almoxarifado / conferência e estoque
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Assistente social
Vivência na área de saúde / Home care
3º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Atendente de lanchonete
Morar no eixo Paralela - Boca do Rio
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Auxiliar de compras
Residir no eixo Paralela - Simões Filho
Cotar mercadoria / realizar compras
2º grau completo / habilitação B / informática
Experiência mínima de 06 meses na carteira
01 vaga

Auxiliar de cozinha
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses na função
03 vagas

Auxiliar de vidraceiro
Polimento/colocação e corte de vidros
1º grau completo
Experiência mínima de 06 meses na função
02 vagas

Carpinteiro
Trabalhar em Simões Filho
1º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Caseiro
Ser casado / Disponibilidade de mudança com a família
1º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Churrasqueiro
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Costureira em geral
Residir em Itapagipe ou Cabula
Conhecimento em todos os tipos de máquinas
1º grau incompleto
Experiência mínima de 06 meses na função
5 vagas

Cozinheira geral
2º grau completo / conhecimento em frutos do mar
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Cozinheiro geral
1º grau completo
Experiência mínima de 06 meses comprovada em carteira
01 vaga

Cozinheiro de restaurante
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Fiscal de loja
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Farmacêutico
Ministrar treinamento e controle de unidade
3º grau completo / CRF / informática
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Fresador
Trabalhar em Simões Filho
Fabricar eixo de base para usina em fresa
2º grau completo / curso Senai ou similar
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

Garçom
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Gerente financeiro
3º grau em ADM ou ECO / Pós-graduação em Finanças ou ADM hospitalar
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Impressor de máquina ofsete
Trabalhar em Lauro de Freitas
2º grau completo / Dominar o Corel Draw
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Maçariqueiro
Trabalhar em Camaçari / disponibilidade para viagem
1º grau completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
02 vagas

Mecânico de ar condicionado
Disponibilidade para viagens / Habilitação AB
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
05 vagas

Mecânico de manutenção de Bombas hidráulicas
Trabalhar em Simões Filho
Conhecimento em máquinas industriais e bombas a diesel
2º grau completo / curso técnico de mecânica
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

Mecânico de suspensão
Residir em Itapagipe ou Cabula
Conhecimento em caminhão de cavalo médio
1º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Operador de utilidade
Trabalhar com caldeira de média pressão/queima de óleo BPF
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga

Patisseiro
Morar no eixo Rio Vermelho-Boca do Rio / ou proximidades
2º grau incompleto
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Patisseiro
Confecção de salgados
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Pedreiro
Trabalhar com canteiro de obras
1º grau completo
Experiência mínima de 06 meses comprovada em carteira
10 vagas

Peixeiro
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses na função
03 vagas

Repositor de mercadorias
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Repositor de perecíveis
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Representante comercial autônomo
Trabalhar em Lauro de Freitas / Disponibilidade para viagens
2º grau completo / possuir carro
Experiência na função / trabalhar com bolsas de couro importadas
05 vagas

Saladeira
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Servente de obras
Limpar área e compactar o solo
1º grau completo
Experiência mínima de 06 meses comprovada em carteira
10 vagas

Servente de padaria
2º grau completo
Experiência mínima de 03 meses na função
02 vagas

Soldador
Solda de ferro fundido / aço / carbono / prata e etc.
2º grau completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Subgerente de oficina mecânica
Conhecimento em auto-centro / atendimento ao público
2º grau completo / habilitação B
Experiência mínima de 06 meses na função
02 vagas

Supervisor de manutenção de frota
Encarregado da manutenção de carros leves e caminhões
2º grau completo / habilitação C ou D
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Técnico em edificações
Conhecimento em AUTOCAD / habilitação B
Curso técnico em edificações ou mecânica
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Técnico de manutenção eletrônica
Conhecimento em TV e aparelhos de som
2º grau completo / curso na área
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Torneiro mecânico
Trabalhar em Simões Filho
Preparar/operar e fazer molde de ferramentas
2º grau completo / Curso técnico ou equivalente
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Vendedor interno
Morar no eixo Paralela - Simões Filho
Conhecimento em peças de caminhões em geral
2º grau completo / Habilitação B
01 vaga

Vendedor Pracista
Trabalhar com produtos financeiros
2º grau completo
Experiência mínima comprovada de 3 meses na função
03 vagas

Vendedor de serviços
Trabalhar com óleos lubrificantes
2º grau completo
Experiência mínima comprovada de 06 meses em carteira
01 vaga

Veterinário ou Zootécnico
3º grau completo / habilitação B
Experiência mínima comprovada de 06 meses em carteira
01 vaga



Vagas para Feira de Santana O encaminhamento para as vagas abaixo só poderá ser feito através da unidade do SineBahia em Feira de Santana

Maçariqueiro
Operar equipamentos de perfuração e de corte de chapa e ferro.
2° Grau Completo
06 meses de experiência na carteira de trabalho
01 vaga

Capoteiro
Fazer montagem de carro.
1° Grau Completo
06 meses de experiência na carteira de trabalho
01 vaga

Carpinteiro
Experiência em construção civil - uso de madeireiras e artefatos de madeira.
2° Grau Completo
06 meses de experiência na carteira de trabalho
01 vaga

Comprador
Experiência em cotação/ orçamento de material de construção para obras.
2° Grau Completo
06 meses de experiência na carteira de trabalho
01 vaga

Pedreiro
Experiência em obras de construção civil, alicerce, levantamento de paredes.
1° Grau Completo
06 meses de experiência na carteira de trabalho
02 vagas

Técnico de Edificações
Experiência em obras de construção civil, levantamento topográfico.
2° Grau Completo
06 meses de experiência na carteira de trabalho
01 vaga

Engenheiro Civil
Experiência em projetos/acompanhamento/fiscalização de obras de ampliação industrial.
3° Grau Completo
06 meses de experiência na carteira de trabalho
01 vaga

Auxiliar de Serigrafia
Experiência na aplicação de pintura, revelação de tela em indústria de confecção de roupas.
1° Grau Completo
06 meses de experiência na carteira de trabalho
01 vaga

Serigrafista
Experiência na aplicação de pintura, revelação de tela em indústria de confecção de roupas.
1° Grau Completo
06 meses de experiência na carteira de trabalho
01 vaga

Vendedor Pracista
Experiência no ramo de varejo em alimentos ou bebidas.
2° Grau Completo / Possuir moto própria
06 meses de experiência na carteira de trabalho
04 vagas

sexta-feira, 13 de março de 2009

Prazo de revalidação do Salvadorcard termina dia 31


Até agora 60% dos alunos das redes municipal, estadual e particular de Salvador ainda não revalidaram o cartão de meia passagem nos ônibus. Isso representa aproximadamente 115 mil estudantes cadastrados. A revalidação, que custa R$ 4,40, termina 31 de março.
Caso os estudantes não compareçam nos postos de atendimento no prazo estabelecido, o Salvadorcard será bloqueado. A revalidação pode ser realizada nos postos da Estação da Lapa, Iguatemi e Comércio, com a apresentação certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de matrícula atualizado ou atestado de frequência e o SalvadorCard.

CAOS: MAIS UMA VÍTIMA DA DENGUE MORRE EM SALVADOR.

A menina Èstéfani Soares dos Santos, 8 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (13) com suspeita de dengue hemorrágica, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A garota, que residia na avenida Vasco da Gama, faleceu no Hospital Geral do Estado, onde estava internada desde quinta-feira apresentando febre alta e dor no corpo. Caso seja confirmada esta pode ser a terceira morte provocada pela doença em Salvador.
Ontem, a jovem Catharina Miranda da Silva, 17 anos, morreu em uma clínica do bairro da Graça com suspeita de estar com os sintomas da doença. As amostras de sangue das duas foram encaminhadas para o Laboratório Central Gonçalo Muniz (Lacen), que investigará a causa das mortes.
A única morte confirmada em Salvador até o momento foi a do menino Samuel dos Santos, 4 anos, que faleceu no dia 6 de março no Hospital Roberto Santos.

quinta-feira, 12 de março de 2009

ABSURDO: FILHA DE CANTOR MORRE E PODE SER A SEGUNDA VÍTIMA FATAL DA DENGUE EM SALVADOR.


Uma adolescente morreu na manhã desta quinta-feira (12) com suspeita de dengue hemorrágica. Filha do cantor e compositor Val Macambira, Catharina, de 17 anos, estava internada na Clínica São Marcos, no bairro da Graça.
Amostras do sangue da estudante serão analisadas e, se confirmada a doença, esta será a segunda morte causada pela dengue na capital baiana neste ano. Os médicos da clínica darão entrevista coletiva nesta tarde (12).
O sepultamento está marcado para as 17h, no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas.

Moradores de Rio Sena protestam contra fechamento de posto de saúde


Moradores do bairro Rio Sena protestaram na manhã desta quinta-feira, 12, contra o fechamento do posto de saúde do local, que deixou de funcionar há cerca de oito meses devido a problemas estruturais do prédio, como rachaduras nas paredes.Com carro de som e duas faixas, o grupo realizou caminhada até o posto de Saúde da Família de Ilha Amarela, onde os atendimentos passaram a ser feitos após o fechamento da unidade de Rio Sena. De um posto ao outro, os moradores percorreram cerca de quatro quilômetros, distância que gastam atualmente para receber atendimento médico.Além dos pacientes oriundos de Rio Sena, a unidade de Ilha Amarela atende os moradores do Alto do Cruzeiro, onde a unidade passa por reformas, somando cerca de 600 atendimentos por dia. Apenas três médicos, um por turno, trabalham no local.


FONTE: A TARDE

quarta-feira, 11 de março de 2009

Mutirão encontra focos e larvas do mosquito da dengue no Subúrbio


Mutirão encontra focos e larvas do mosquito da dengue no Subúrbio

Nos dois dias de atuação no Subúrbio de Salvador (segunda e terça-feira), o 2º mutirão de limpeza contra a dengue visitou 23 ruas nos bairros de Rio Sena e Praia Grande.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 526 imóveis foram vistoriados. Destes, 194 depósitos precisaram ser tratados e 23 possuíam larvas do mosquito. Além disso, 1.900 criadouros descartáveis foram eliminados. Em 26 deles foram encontradas larvas do mosquito.

A primeira ação de combate a dengue em Salvador aconteceu entre os dias 03 e 06 de março no bairro da Mata Escura, no Distrito Sanitário Cabula/Beirú. Durante a ação, 605 imóveis foram visitados por uma equipe de 39 agentes de combate às endemias.

2.129 depósitos foram tratados com larvicidas e outros 330 foram eliminados. Dois imóveis fechados também foram trabalhados pelas equipes. Durante toda a semana, foram recolhidas da Mata Escura 16 toneladas de lixo.
Cerca de 20 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses , 20 agentes de limpeza da Limpurb, 06 agentes da Guarda Municipal e 01 chaveiro participam da ação.


FONTE: www.correrio24horas.com.br

ENCONTRADO FOCOS DE DENGUE NO SUBÚRBIO

de:

ANDRE ARAUJO
e-mail:
andrearaujo@andrearaujo.com.br
mensagem:

ACORDA SUBÚRBIO! É COM ESTE PENSAMENTO QUE DEVEMOS ACORDAR TODOS OS DIAS NO SUBÚRBIO. A ATUAÇÃO DE CADA MORADOR, CADA VIZINHO TEM QUE SER CONJUNTA COM O TRABALHO DOS AGENTES DE EPIDEMIAS DA DENGUE. QUANDO ELE CHEGAR NA SUA RUA, CONVERSE COM ELE, LEVE-O ATÉ OS LOCAIS SUSPEITOS, MANTENHA DIÁLOGO COM TODOS ELES, TORNANDO UMA PARCERIA DE AMIZADE E DE RESULTADOS. O SUBÚRBIO NÃO PODE DEIXAR A DENGUE TOMAR CONTA DELE. TODOS CONTRA A DENGUE! André Araújo






Portadores de passe livre de ônibus têm novo prazo para se recadastrar

Os beneficiários do Cartão de Passe Livre das Pessoas com Deficiência que não se cadastraram no período fixado inicialmente (de 21/01/08 a 22/01/09) ganharam uma segunda e última chance para regularizar sua situação. Através da Portaria nº 004/2009, publicada no DOM no último dia 03/03, a Secretaria de Transporte e Infra-estrutura (SETIN) estabeleceu um novo prazo para atendimento aos retardatários.
O novo período vai até o dia 16 de julho deste ano. Como aconteceu na primeira chamada, os beneficiários do cartão deverão agendar o recadastramento por intermédio de Call Center, no telefone (71) 3254-1030. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Mais uma vez, o agendamento obedecerá a um cronograma por ordem alfabética, considerando a primeira letra do nome do beneficiário. A SETIN divulgará o cronograma de agendamento por meio de cartazes afixados no interior dos ônibus, nas estações de transbordo e terminais.
Os beneficiários que não se agendarem até a data final do seu período serão considerados na situação de falecidos, ausentes ou sem interesse no benefício, e terão seus cadastros cancelados do Sistema de Gratuidade.
FONTE: Tribuna da Bahia / Ascom-Transalvador

Você já tomou conhecimento de casos de consumo de drogas em escolas?

Você já tomou conhecimento de casos de consumo de drogas em escolas?

segunda-feira, 9 de março de 2009

Correio* Confira as vagas de emprego do SIMM para esta terça (10)


http://correio24horas.globo.com/default.asp
de:
ANDRE ARAUJO
e-mail:
andrearaujo@andrearaujo.com.br
mensagem:
Seguem mais vagas de empregos. ACOMPANHE AS INFORMAÇÕES SOBRE EMPREGO NAS SEGUNDAS E TERÇAS-FEIRAS.
09.03.2009 - 22h02
Confira as vagas de emprego do SIMM para esta terça (10)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) divulgou as vagas de emprego oferecidas na região metropolitana para esta terça-feira (10). Os interessados deverão comparecer ao SIMM, na Av. Miguel Calmon, 382, Comércio ou no novo posto, na Praça da Mangueira, nº84, Cabula VI, das 8h às 17h.

É necessário levar Carteira de Trabalho, RG, comprovante de residência e de escolaridade. O atendimento é feito através do sistema de senhas, que são distribuídas a partir das 6h30. As vagas podem ser preenchidas ao longo do dia.

Vagas

Vendedor interno
2º grau inc., seis meses de exp., conhecimento com tecidos.

Mecânico de automóvel
2º grau, seis meses de exp., habilitação B.

Assistente de departamento pessoal
3º grau inc., seis meses de exp., cursando do 2º ao 5º semestre em Adm., ou Contábeis.

Administrador de edifícios
2º grau, seis meses de experiência.

Vendedor interno
2º grau, seis meses de exp., conhecimento com materiais elétricos.

Mecânico de motor a diesel
2º grau, seis meses de exp., curso técnico de mecânica.

Supervisor de vendas no varejo
2º grau, seis meses de exp., conhecimento com materiais elétricos.

Técnico de refrigeração
2º grau, seis meses de exp., curso na área.

Vendedor externo
2º grau, seis meses de exp., conhecimento com materiais elétricos.

Rebobinador de motores elétricos
2º grau, seis meses de experiência.

Vendedor externo
2º grau, seis meses de exp., com gráfica.

Instalador elétrico
2º grau, seis meses de exp., habilitação A ou B.

Assistente social
3º grau em Serviço Social, seis meses de exp., habilitação B.

Recepcionista atendente
3º grau inc., seis meses de exp., inglês fluente, a partir do 1º semestre em Adm., ou Secretariado.

Auxiliar comercial
2º grau, seis meses de exp., conhecimento em logística.

Auxiliar de escrituração fiscal
3º grau inc., seis meses de exp., informática intermediária.

Eletricista de veículos automotores
1º grau, seis meses de exp., conhecimento com caminhão baú.

Encarregado administrativo financeiro
2º grau, seis meses de exp., conhecimento na área de construção civil.

Gerente de posto de gasolina
2º grau, seis meses de experiência.

Técnico em edificações
2º grau, seis meses de exp., curso técnico em edificações.

Gerente de restaurante
3º grau em Nutrição ou Engenharia de Alimentos, seis meses de experiência.

Desenhista técnico naval
2º grau, seis meses de exp., curso de desenho técnico e autocad 3D.

Fiscal de prevenção e perdas
2º grau, seis meses de experiência, residir em Lauro de Freitas ou imediações.



A TARDE On Line - Número de estupros chega a 906 em três anos

ANDRE ARAUJO (andrearaujo@andrearaujo.com.br)
visitou nosso site e te enviou esta notícia:

Número de estupros chega a 906 em três anos

EMPREGO: Novo shopping oferece 4 mil vagas de emprego

Novo shopping oferece 4 mil vagas de emprego

O Shopping Paralela ocupará o terceiro lugar no ranking dos maiores shoppings da Bahia e vai gerar quatro mil novas vagas de emprego.Com 350 lojas distribuídas em 120 mil metros quadrados de área, o empreendimento ficará atrás apenas do Iguatemi e do Salvador em tamanho, ocupando o lugar que hoje é do Barra.



Operários finalizam últimos detalhes para a inauguração do Shopping Paralela

Quem circula pelo local pode acompanhar a placa de contagem regressiva para a inauguração, que, estrategicamente, ocorrerá daqui a três semanas, no dia 29, quando é comemorado o aniversário da cidade. Em tempos de crise, a chegada do novo centro comercial traz uma boa oportunidade para quem está procurando um emprego.

Só para atuar na parte de infraestrutura do Paralela, estão sendo selecionados 250 funcionários: 95 para a área de segurança, 35 para os estacionamentos, 55 para a limpeza, 40 para a parte de manutenção predial e 25 para os trabalhos administrativos. Na fase das obras, que começaram em 2006, foram contratados 1,2 mil funcionários.


Obras estão em fase final na área interna

Voltado para as classes A, B e C, o shopping tem a perspectiva de receber um público diário de 55 mil pessoas, número que pode crescer com o desenvolvimento e implantação dos grandes condomínios que estão sendo erguidos na Paralela, o que torna a região atrativa. "Nossa localização é estratégica, é o nosso grande trunfo", destaca o sócio do empreendimento, Walter Barretto.

Em uma cidade que já abriga seis shoppings de grande porte e tem outros em construção, Barretto aposta que o fato de estarem em uma área isolada e de crescimento em expansão é mais do que o suficiente para assegurar um público cativo. "Quem mora em Vilas, Itapuã, Imbuí e outras áreas próximas vai deixar de ir a outros shoppings para vir para cá, que será mais perto", aposta
Barretto.


Shopping será voltado para as classes A, B e C

Localizado entre o Condomínio Alpha Ville e a sede da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), o shopping vai oferecer lojas-satélites, lojas- âncoras, salas de cinema, megastores, fast- foods e res taurantes. Com 92% da área locada, Barretto diz que acrise econômica não atingiu o empreendimento por pouco. "Quando a crise chegou, já estávamos com 82% da área locada". Os números de veículos que transitam pelo local também são usados para dimensionar o quanto a localização é estratégica. O shopping é porta de passagem de mais de 90 mil veículos por dia.

"Estamos no vetor de crescimento da cidade, no centro da Paralela. Isso é o ponto forte do negócio, que garante o sucesso. A região cresceu mais do que esperávamos, foi acima do previsto no estudo de viabilidade econômica", informou. O empreendimento, que é fruto de uma parceria da construtora WBarretto com a Capemisa Seguradora de Vida e Previdência, possui dois pisos de lojas que variam de 40 m² a três mil metros quadrados e dois andares de garagem com 2,4 mil vagas cobertas.

Grandes redes varejistas já confirmaram a participação no empreendimento: Insinuante, Americanas, C&A, Riachuelo, Leader, Centauro, Saraiva, Hiperideal, Romelsa, Larshopping e Canal Jeans. A novidade é a chegada da primeira unidade das Casas Bahia. O shopping tem investimento de R$250 milhões.

Simm faz a seleção
Enquanto operários circulam de um lado para outro, finalizando os últimos detalhes para o shopping abrir as portas, lojistas trabalham numa outra ponta, contratando pessoal. Boa parte desta seleção está sendo feita através do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (Simm), que mantém um estande montado no próprio empreendimento.

Até o dia 29 de março, uma equipe especializada de consultores prestará apoio técnico aos lojistas no processo de contratação para preenchimento de quatro mil vagas. Desde que o posto passou a funcionar no shopping, o Simm recebeu a solicitação de candidatos para preencher 391 vagas. As demandas estão surgindo gradualmente. Para participar da seleção, é necessário estar cadastrado no Simm.

Há vagas para diversas atividades, a exemplo de vendedor, encarregado, auxiliar administrativo, atendente, manobrista, vigilante, orientador de tráfego, cozinheiro e gerente. "Essas vagas vão representar um incremento extremamente importante para compensação de outros setores que se retraíram por causa da crise", destaca Maurício Dias, diretor de trabalho e geração de renda da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direito do Cidadão do Município.

A sede do Simm fica na Rua Miguel Calmon, Edifício das Seguradoras, Comércio. Na web: www.simm.salvador. ba.gov.br.

(Reportagem publicada na edição impressa do CORREIO de 9 de março de 2009)

EMPREGO: Confira as vagas de emprego para esta segunda-feira

ANDRE ARAUJO (andrearaujo@andrearaujo.com.br)
visitou nosso site e te enviou esta notícia:

Confira as vagas de emprego para esta segunda-feira

A TARDE On Line - Mulheres poderão fazer CPF de graça nesta semana

ANDRE ARAUJO (andrearaujo@andrearaujo.com.br)
visitou nosso site e te enviou esta notícia:

Mulheres poderão fazer CPF de graça nesta semana

A TARDE On Line - Internautas podem escolher sete pontos mágicos de Salvador

ANDRE ARAUJO (andrearaujo@andrearaujo.com.br)
visitou nosso site e te enviou esta notícia:

Internautas podem escolher sete pontos mágicos de Salvador

A TARDE On Line - Frentes frias trazem chuvas no mês de março

ANDRE ARAUJO (andrearaujo@andrearaujo.com.br)
visitou nosso site e te enviou esta notícia:

Frentes frias trazem chuvas no mês de março

O MDS QUER AJUDAR VOCÊ A ACHAR UM EMPREGO:

Candidatos deverão ligar APENAS para (71) 3113-2169/2168. Caso não consiga informação por telefone, comparecer diretamente em nosso escritório na Av. Tancredo Neves, 1222, Ed Catabas Tower, s/103 (Ao lado do Banco Itaú).

(Não mande e-mail. Não será respondido).

A Soul RH tem as seguintes vagas de EMPREGO disponíveis:

CÓDIGO DA VAGA - 01 SKY - EMPREGO
(Cursos: Nível Fundamental completo)

FUNÇÃO - CONFEITIRO

CARGA HORÁRIA - Das 06:00h às 14:20h de segunda à sábado (Escala de trabalho: 5 x 1).

BENEFÍCIOS:
Salário: R$ 504,00 + VT + Refeição na empresa + Assistência Médica + Cesta básica.

Perfil - Experiência em confeitaria. Ambos os sexos.

CÓDIGO DA VAGA - 02 SKY - EMPREGO
(Cursos: Nível Fundamental completo)

FUNÇÃO - MECÂNICO

CARGA HORÁRIA - Das 08:00h às 15:20h de segunda à sábado.

BENEFÍCIOS:
Salário: R$ 464,80 + VT + Refeição na empresa + Assistência Médica + Cesta básica.

Perfil - Experiência mínima de 6 meses em Hidráulica, motor, câmbio, solda elétrica, freio hidráulico pneumático, elétrica veicular, motor de partida e alternador, instalação de embreagem e habilidades em borracharia. Atividades: Será responsável pela manutenção dos veículos pequenos e de grande porte e da manutenção Predial. Sexo masculino.

CÓDIGO DA VAGA - 01 MTR - EMPREGO
(Cursos: Nível Fundamental completo)

FUNÇÃO - MOTORISTA TRUCK (Caminhão)

CARGA HORÁRIA - Horário variável.

BENEFÍCIOS:
Salário: R$ 757,56 + Periculosidade + Plano de Saúde +Vale transporte + Alimentação + Seguro de vida
.

Perfil - Ter experiência como motorista de caminhão. Ter disponibilidade para viagens. Habilitação categoria E. Ter curso MOPP atualizado, Não ter experiência anterior com distribuição de combustível, Não ter experiência anterior com transporte coletivo, residência próxima à base em Madre de Deus, São Francisco do Conde - BA. Sexo masculino.

Atenciosamente,

SoulRH

EMPREGO: Vaga para Caminhoneiro!!

Candidatos deverão ligar APENAS para (71) 3113-2169/2168. Caso não consiga informação por telefone, comparecer diretamente em nosso escritório na Av. Tancredo Neves, 1222, Ed Catabas Tower, s/103 (Ao lado do Banco Itaú).

(Não mande e-mail. Não será respondido).

A Soul RH tem as seguintes vagas de EMPREGO disponíveis:

Cód MOT – MOTORISTA TRUCK (Caminhão) - Indique para um amigo

Salário: R$ 757,56 + Periculosidade + Plano de Saúde +Vale transporte + Alimentação + Seguro de vida

Horário: Variável

Sexo: Masculino

Escolaridade: Nível Ensino fundamental.

Obs: Ter experiência com Motorista de caminhão. Ter curso MOPP atualizado, Não ter experiência anterior com distribuição de combustível, Não ter experiência anterior com transporte coletivo, residência próxima à base em Madre de Deus, São Francisco do Conde - BA.

Atenciosamente,

SoulRH


A TARDE On Line - Receita libera consulta ao 3° lote residual de IPRF 2008

ANDRE ARAUJO (andrearaujo@andrearaujo.com.br)
visitou nosso site e te enviou esta notícia:

Receita libera consulta ao 3° lote residual de IPRF 2008

sábado, 7 de março de 2009

Vaga de estagio para Ensino Medio!!

VAGAS DE ESTÁGIO PARA ENSINO MÉDIO
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Candidatos deverão ligar APENAS para (71) 3113-2169/2168. Caso não consiga informação por telefone, comparecer diretamente em nosso escritório na Av. Tancredo Neves, 1222, Ed Catabas Tower, s/103 (Ao lado do Banco Itaú).

(Não mande e-mail. Não será respondido).

A Soul RH tem a seguinte vaga de ESTÁGIO disponível:

CÓDIGO DA VAGA - 01 SDH - ESTÁGIO
(Cursos: 1° ou 2° ano do Ensino Médio)

FUNÇÃO - TELEFONISTA

CARGA HORÁRIA - Horário à definir na empresa.

BENEFÍCIOS:
Bolsa auxílio: R$ 300,00 + VT + Seguro de vida/acidentes pessoais.

Perfil - Ter conhecimentos em informática. Estudar à noite. Sexo feminino.

Atenciosamente,

SoulRH

Sargento da PM é baleado dentro de sua casa em Paripe


Um sargento da Polícia Militar, identificado apenas como Batista, morreu por volta das 23h10 desta sexta-feira (06) após ser baleado dentro de sua residência na rua 5 de julho no loteamento Vila Real no bairro de Paripe. Segundo informações da 5ª Delegacia de Polícia (Periperi), equipes da 5ª DP e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estão no local. Ainda não há informações sobre as circunstâncias do crime.

Preso acusado de matar policial federal em Nova Divinéia


Policias militares da 18ª CIA Independente prenderam John Lenon Santos Oliveira, 18 anos, acusado de ser sido o autor da morte do Policial Federal, Leonardo Maia Fonseca. O acusado estava escondido na casa dos seus pais, no bairro de Praia Grande, subúrbio ferroviário.

John Lenon foi encaminhado para Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Coletivos (GERRC) onde prestará depoimento e ficará custodiado.

Veja também:
Policial federal e cinco bandidos morrem em ação em Nova Divinéia

Dengue hemorrágica mata garoto de 5 anos

O garoto de cinco anos que estava internado com dengue hemorrágica, desde o mês passado, no Hospital Roberto Santos, em Salvador, morreu na tarde desta sexta-feira (6). .
Samuel dos Santos, 5 anos, deu entrada na unidade de saúde no último dia 11 de fevereiro. O garoto morava no bairro de Praia Grande, no subúrbio ferroviário. Ele é a primeira vítima da dengue na capital baiana em 2009.
O menino apresentou quadro de coagulação sanguínea e infecção e morreu por volta das 13h. Esta é a 11ª morte provocada pela dengue, no estado, este ano. Em 2008, 15 pessoas morreram por causa da doença.
Exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen) confirmaram, no dia 25 de fevereiro, que o menino estava com dengue hemorrágica.
De acordo com o último balanço da Vigilância Epidemiológica do município, até o dia 21 de fevereiro já foram notificados 208 casos de dengue na cidade com 54 do tipo clássico e 5 com complicações. Em 2008, Salvador teve 49 casos graves da doença e uma morte.
Fonte: ibahia

Dengue hemorrágica mata garoto de 5 anos


O garoto de cinco anos que estava internado com dengue hemorrágica, desde o mês passado, no Hospital Roberto Santos, em Salvador, morreu na tarde desta sexta-feira (6).
Samuel dos Santos, 5 anos, deu entrada na unidade de saúde no último dia 11 de fevereiro. O garoto morava no bairro de Praia Grande, no subúrbio ferroviário. Ele é a primeira vítima da dengue na capital baiana em 2009.
O menino apresentou quadro de coagulação sanguínea e infecção e morreu por volta das 13h. Esta é a 11ª morte provocada pela dengue, no estado, este ano. Em 2008, 15 pessoas morreram por causa da doença.
Exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen) confirmaram, no dia 25 de fevereiro, que o menino estava com dengue hemorrágica.
De acordo com o último balanço da Vigilância Epidemiológica do município, até o dia 21 de fevereiro já foram notificados 208 casos de dengue na cidade com 54 do tipo clássico e 5 com complicações. Em 2008, Salvador teve 49 casos graves da doença e uma morte.


7/03/09 1:35 - Por Ibahia

Fonte: ibahia

A Dengue na nossa região


o mais interessante do "grande empenho" dno atendimento a Secretaria Municipal e Estadual de Saúde é que os nossos postos de saúde do subúrbio continuam sem as menores condições de atendimento à nossa população. Já foi postado neste blog a informação de que é uma verdadeira perigrinação a procura por atendimento médico no subúrbio. Diante de tudo isso, não acredito em força tarefa dos postos e dos seus profissionais de saúde. As secretarias divulgam tão empenho mas a população não diz o mesmo, pois é ela quem sofre nos corredores dos postos de saúde. Enquanto isso, continuaremos aguardando a novela sobre o Hospital do Suburbio.
FAZ PARTE DESTA POSTAGEM, A INFORMAÇÃO DE QUE UMA CRIANÇA DE 5 ANOS, MORADORA DO BAIRRO DE PRAIA GRANDE MORRE DE DENGUE HEMORRÁGICA NESTA SEXTA-FEIRA(06/03/09).

terça-feira, 3 de março de 2009

FALTA DE OBRAS ESTRUTURANTES NO SUBÚRBIO.


Todos nós sabemos que as grandes obras estruturantes de saneamento básico e drenagem no subúrbio de Salvador depende de parceiras concretas da Prefeitura Municipal de Salvador, Governo do Estado e, melhor ainda, do Governo Federal através dos seus ministérios. Diante disso, está sendo elaborado um projeto em formato digital, com apresentação de fotografias de diversas ruas e diversos trechos com as suas péssimas condições de habitabilidade que será entregue pessoalmente, no mês de abril, ao Prefeito João Henrique, ao Governador Jacques Wagner e ao Ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima como forma de apresentar os problemas enfrentados pela população da chamada zona Sub-urbana da capital da Bahia. Este documento visual irá facilitar o contato com aqueles gestores que não conhecem os problemas da nossa região.
Através deste projeto, o MDS exigirá prazos para que projetos eficazes sejam apresentados e acima de tudo, esta região seja discutida e debatida com os diversos órgãos.
O passo a passo deste projeto vocês acompanharão através de informações postadas por André Araújo, colaborador deste blog.