O plano de habitação que o governo lança esta manhã prevê um aporte total de R$ 34 bilhões na construção de 1 milhão de casas. Desses, R$ 16 bilhões serão destinados à redução do déficit habitacional da população com renda familiar de zero a três salários mínimos.
A intenção do governo é construir 400 mil moradias para a população nessa faixa de renda, que pagará uma prestação mínima de R$ 50. A parcela deverá comprometer até 10% da renda pelo prazo de 10 anos. Essas famílias terão subsídio integral com isenção do seguro.
Para as famílias com renda entre três a seis salários mínimos, o pagamento da prestação prevê o comprometimento de até 20% da renda. O total de moradias para essa faixa também será de 400 mil unidades, com a previsão de investimento de R$ 10 bilhões. Para essa faixa de renda haverá aumento do subsídio parcial em financiamentos com redução dos custos do seguro e acesso ao Fundo Garantidor.
As demais 200 mil moradias serão destinas às famílias com renda entre seis e dez salários mínimos. Para essa faixa haverá estímulo à compra, com redução dos custos do seguro e acesso ao Fundo Garantidos.
Dados do IBGE mostram que 91% do déficit habitacional do país se concentram na faixa de renda entre zero e três salários mínimos.
(com informações da Agência Brasil)
-----------------------------------------------------------------------------------------
NOTA:
Tomara que as habitações que serão anunciadas venham de fato acontecer ainda no governo Lula. Visto que, os programas existentes já sairam do papel mas ainda não é realidade em algumas cidades do país. Aqui em Salvador, cito o exemplo da pobre praia de Tubarão, em Paripe. Lá, a obra é uma novela. Só não posso dizer que é novela das 20h porque não tem esta audiência toda, afinal, só quem vive o drama, quem acompanha de perto é quem sabe o quanto estão sofrendo. É um verdadeiro problema que a CAIXA não resolve e muito menos a Secretaria de Habitação.
Aquele condomínio, até a sua inauguração poderá aparecer nas páginas policiais a qualquer momento.
Em breve o MDS - Movimento em Defesa do Subúrbio apresentará uma matéria exclusiva sobre o caso aqui neste blog.

Nenhum comentário:
Postar um comentário