

Cerca de 300 motociclistas sairam do Largo do Retiro e chegaram à Praça da Piedade em protesto pela regulamentação da profissão de mototáxi em Salvador. Da praça, eles irão para a Câmara de Vereadores, onde pressionarão os parlamentares para a legalização da atividade.
Segundo Henrique Baltazar, presidente da Associação dos Motociclistas do Estado da Bahia (SindMoto), os agentes de trânsito apreendem as motocicletas e multam os profissionais. 'Nós só estamos pedindo para trabalhar, de forma legal. É nosso o direito', protesta Baltazar.
O SindMoto estima que existam dois mil motociclistas em Salvador e a área de atuação, principalmente, é nós bairros periféricos.'Em tempo de desemprego, a profissão é uma alternativa de renda para os trabalhadores, mas a prefeitura prefere prender nossas motos', comenta o vice-presidente do SindMoto, Jerônimo Ferreira. Segundo ele há mais de quatro anos, o SindMoto apresentou uma proposta ao executivo municipal, mas até hoje não tiveram um retorno.
------------------------------------------------------------------------------
NOTA: Vale ressaltar alguns pontos sobre a questão do serviço de mototáxis nos bairros - Para os moradores da região periférica da cidade, a legalização dos mototaxis é de supra importância, visto que muitos moram em locais onde a criminalidade assola e impõe o medo a partir de determinados horários, principalmente para as mulheres, por isso, faz-se necessário o serviço. Podemos citar também que a baixa qualidade dos serviços de transportes nestas regiões, notadamente nos finais de semana, pode ser um outro fator para a tal legalização. Outro fator é bastante relevante, porém, os órgãos devem ter muito cuidado no trato da questão e a comunidade, idem. Você se sente seguro em ser transportado por qualquer mototaxista? como será a fiscalização para o serviço nos bairros? quem fará a regulação do setor? quem ditará os valores? qualquer motociclita com moto poderá fazer o serviço?
Sabemos que o sindicato tem a sua proposta e que quem desfaz o processo, jogando contra a legalização, com certeza, são os empresários do transporte coletivo da nossa cidade que certamente, sentem-se ameaçados.
A proposta é excelente, merece estudo e empenho por parte da prefeitura, que alegará custos na criação de outro órgão ou setor para tal. Os úsuários agradecerão, pois muitos chegam bem nas suas casas graças a este serviço.
Por André Araújo

Nenhum comentário:
Postar um comentário