quinta-feira, 19 de março de 2009

Mais de 31 mil famílias baianas deixam de receber Bolsa Família

Mais de 31 mil famílias baianas, mais exatamente 31.569, foram descadastradas do Programa Saúde da Família pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), entre outubro de 2008 e fevereiro de 2009 e não mais receberão o auxílio do governo. No Brasil todo, mais de 400 mil benefícios foram cancelados. Em São Paulo, mais de cem mil famílias perderam o benefício. Segundo informações do órgão, o corte do benefício aconteceu devido à falta de atualização de dados cadastrais.

A exclusão de beneficiários ocorreu depois que a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS identificou inconsistência na renda declarada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com a informada na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2006, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A comparação entre as duas bases de dados apontou evidências de que a renda de 622.476 beneficiários estava acima do perfil do programa. Eles tiveram os benefícios bloqueados em setembro de 2008. Os municípios e as famílias envolvidas com a ação - que incluiu ainda a população atendida pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) - tiveram prazo até dezembro para atualizar o cadastro e mostrar aquelas que, de fato, atendiam ao critério do Bolsa Família: renda mensal per capita de até R$ 120.

A cada cancelamento, uma nova família cadastrada que se enquadra no critério é incluída no Bolsa Família. Para começar a receber o benefício em março, por exemplo, foram selecionadas 208 mil famílias.
Fonte ATARDE

Nenhum comentário: