quarta-feira, 22 de abril de 2009

CAOS: Cinco dias de chuvas fortes fazem prefeito pedir situação de emergência

O prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) trabalha para que seja decretado, ainda nesta quarta-feira, 22, situação de emergência em Salvador por causa da intensidade das chuvas que já chegam ao quinto dia na capital baiana. Ele se reuniu com técnicos e secretários para redigir o decreto encaminhado ao governador em exercício Edmundo Pereira. "O decreto só é válido se o governador do Estado reconhecer a necessidade da prefeitura", disse João.

Decretada a situação de emergência, a prefeitura de Salvador passa a ter direito de receber recursos do governo federal para obras emergenciais de reparos aos estragos da chuva. Segundo o prefeito, serão prioridade a contenção de 18 encostas, desobstrução de canais e atenção às áreas de maior risco na cidade. "Nós temos mais de 100 encostas precisando de trabalhos de contenção, mas elegemos aquelas prioritárias", completou o prefeito.
Morte e transtornos - Em mais um dia de fortes chuvas, um bebê morreu , vítima de um acidente na Rua Hamilton Sapucaia, na Gamboa, em Salvador. A menina Mirela Carine Conceição dos Santos, de apenas um mês e 11 dias, estava em casa no colo da mãe quando uma pedra rolou, quebrou o telhado do imóvel e atingiu sua cabeça, às 21h desta terça, 21. A morte foi confirmada nesta quarta, 22, no Hospital Geral do Estado (HGE).

Segundo informações da Defesa Civil, a mãe de Mirela, Carla Silene da Conceição, 29, e Wellingon Teixeira Santos, 26, também estavam na casa no momento do acidente e foram levados para o HGE. A mãe, que estava sentada no sofá com a filha, teve arranhões no braço.

A chuva que começou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 22, segue causando transtornos à população. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) vários pontos de alagamento comprometeram o trânsito nas vias da cidade.
Na Avenida Paralela, pontos de alagamento foram registrados em toda a extensão da via, que somados ao habitual tráfego de veículos, provocou trânsito intenso nos dois sentidos. O mesmo aconteceu na Avenida ACM,região do Iguatemi, próximo à loja Lar Shopping, com trânsito intenso também nos dois sentidos.
Entre a região do Estádio da Fonte Nova e ínicio da Avenida Bonocô o trânsito também ficou congestionado. Condutores tentavam seguir pela Ladeira dos Galés, Brotas, para fugir do congestionamento no sentido Iguatemi.
No Cabula, o órgão registrou pontos de alagamento na Avenida Silveira Martins, próximo ao supermercado BomPreço.Para quem saiu da Cidade Baixa, o tráfego esteve engarrafado na região da Feira de São Joaquim e do terminal do Ferryboat.
Segundo informações da Transalvador, a orla marítima pode ser utilizada como via alternativa, pois o trânsito fluiu melhor do que nas outras avenidas de acesso. O trânsito permaneceu tranquilo na BR-324.
Serviço :
Em caso de emergência ou acidente com vítimas a Transalvador atende pelo número 118.
A ligação é gratuita.
FONTE: Atarde

Nenhum comentário: