Os estudantes secundaristas saíram mais uma vez às ruas da capital baiana para protestar contra a falta de professores nas escolas estaduais da Bahia. Nesta sexta-feira, cerca de 200 alunos fizeram uma manifestação no bairro de Plataforma, no começo da manhã.
De acordo com o presidente da Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas, Valmir Santos, baseado em estudos feitos pela Associação dos Professores (APLB), faltam 10 mil professores nas unidades de ensino da Bahia. Com 50 mil docentes ensinando na rede pública, faltam 5 deles em cada colégio, de acordo com Santos.
Os estudantes atribuem a falta de pessoal às contratações temporárias, feitas por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Para eles, a solução é a abertura de concursos públicos para a contratação definitiva de funcionários.
A situação atinge, de acordo com a Abes, diversos colégios da cidade, a exemplo do Central, Manoel Novaes, Odorico Tavares, Teixeira de Freitas e Severino Vieira, dentre outros.
O mesmo problema é verificado em cidades do interior, como Madre de Deus, Candeias, Camaçari, Alagoinhas e Juazeiro.
"Esse é um problema histórico. Há muito tempo, desde o governo do PFL, que temos esse problema, que continua com Wagner. Em algumas cidades do interior, existem escolas que não funcionam em alguns dias por causa da falta de professores. Mas a Abes e Une estão dispostas a lutar pela educacao na Bahia", destacou o presidente da Associação.
Os estudantes, inclusive aqueles que moram no interior do Estado, pretendem fazer outras manifestações nos próximos dias na Bahia. No dia 24 deste mês, eles vão participar também do protesto nacional dos professores pelo piso salarial da categoria.
FONTE: Atarde

Nenhum comentário:
Postar um comentário